terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Margaret Bechstein Hays e os sequestrados "Órfãos do Titanic"

 Margaret Bechstein Hays e os sequestrados "Órfãos do Titanic"



Margaret Hays
Margaret Bechstein Hays nasceu na cidade de Nova York em 6 de dezembro de 1887 e era passageira de primeira classe no RMS Titanic. Ela e seu cachorro Bebe sobreviveram ao naufrágio do navio, escapando no bote salva-vidas nº 7. Após o desastre, ela cuidou de duas crianças pequenas - conhecidas na imprensa como os "Órfãos do Titanic" - em sua casa na cidade de Nova York até que sua mãe perturbada veio da França e os reivindicou. Descobriu-se que eles foram sequestrados por seu pai após o fim do casamento, e todos os três estavam viajando no Titanic sob nomes falsos, o que tornou muito mais difícil rastrear sua mãe.

Margaret Bechstein Hays tinha 24 anos quando embarcou no Titanic em Cherbourg. Ela estava acompanhada por Olive Earnshaw e Lily Potter, que ocuparam a cabine de primeira classe C-54. Gilbert Tucker, um belo graduado da Universidade de Cornell de 31 anos, tinha viajado originalmente com seus pais e irmã para a Europa, mas os deixou para ir para casa mais cedo do que o planejado para passar mais tempo com Margaret e se juntar a ela no Titanic. Ele ocupou a cabine C-53.

Quando o navio atingiu um iceberg em 14 de abril de 1912, Margaret Hays e a Srta. Earnshaw estavam em sua cabine. Quando os motores pararam, elas foram até o quarto de Lily Potter e depois foram perguntar sobre a situação. Quando retornaram ao quarto de Potter, disseram a ela: "Batimos em um iceberg, mas o comissário nos disse que não deveríamos nos preocupar e que deveríamos voltar para a cama." Embora Margaret Hays não estivesse preocupada, Lily Potter estava assustada. Elas vestiram e embrulharam o cão da Pomerânia de Hays em cobertores e seguiram para o convés C, onde Gilbert Tucker as ajudou a coletar os coletes salva-vidas.

Bebe - Cachorro de Margaret Hays
O grupo então foi para o Boat Deck. Enquanto Margaret estava esperando e segurando seu Lulu da Pomerânia, James Clinch Smith passou e comentou brincando: "Oh, acho que deveríamos colocar um salva-vidas no cachorrinho também."

As três mulheres e o cachorro embarcaram no bote salva-vidas nº 7, que foi o primeiro barco preparado. Lily entrou no barco primeiro, seguida de perto por Olive Earnshaw e Margaret Hays, ainda segurando seu cachorro da Pomerânia. Mal sabia ela que alguns dias depois estaria cuidando de duas crianças, cuja própria história trágica ainda não era conhecida

Os ocupantes do barco 7 foram resgatados na manhã de 15 de abril pelo RMS Carpathia. Também no Carpathia estavam dois meninos órfãos de pai que falavam apenas francês. Margaret falava francês fluentemente e estava preocupada que eles seriam separados um do outro. Ela se ofereceu para cuidar das crianças até que sua família pudesse ser localizada. Os meninos brincaram com Bebe enquanto estavam no barco.

Depois que os dois meninos se estabeleceram em Nova York, uma jornalista chamada Nicola Greely-Smith visitou a casa dos Hays com o cônsul francês e entrevistou o pai de Margaret Hay:

"De todos os sobreviventes do Titanic, aqueles dois cujas impressões mais valeriam a pena serem reunidas permanecem resolutamente em silêncio. Os dois pequenos abandonados cujo pai morreu no desastre e que ganharam um lar temporário com a Srta. Margaret Hayes, uma companheira de viagem no malfadado navio a vapor, ainda estão na casa da Srta. Hayes no número 304 da West Eighty Third Street, e nem uma palavra eles garantiram a ninguém sobre seus nomes, parentes ou qualquer outro assunto que pudesse lançar um raio de luz sobre seus antecedentes ou identidade.

Sob a sombra de uma azálea gigante, eles estavam sentados ontem à tarde, cada um com um barco novinho em folha na mão com o qual se divertiam enquanto o cônsul francês em Nova York se esforçava em vão para extrair alguma palavra esclarecedora do garoto mais velho, cuja idade foi dada como três anos e meio. A cada pergunta, o pequeno sujeito de cabelos cacheados respondia com um educado e desconcertante "Oui" e não dizia mais nada.    "Você gosta de brincar com seu barco?" perguntou o cônsul, colocando o pequeno sujeito no colo.    "Oui", veio a resposta monótona.    "De que cidade você vem?"    "Oui."    "Você se lembra do grande barco que o trouxe da França?"    "Oui."










Desta vez, o assentimento da criança foi bastante entediado, como se quisesse acrescentar: "Por que você me incomoda com perguntas sobre aquele velho barco quando eu tenho este novo, brilhante, pintado e maravilhoso barco de lata em minhas mãos?" Provavelmente eu sou a única pessoa para quem pareceu no mínimo incongruente que esses dois bebês estivessem brincando com barcos de lata novinhos em folha. Os barcos obviamente os encantam e não trazem nenhuma lembrança da noite de horror em que o menino mais novo foi jogado nu do Titanic para um bote salva-vidas enquanto o menino mais velho o seguiu mais tarde vestido com uma camisa de flanela.




Que as duas crianças são irmãos é evidente pela semelhança impressionante entre elas. Dizem que há uma diferença de um ano em suas idades, mas acho que o menino mais velho tem mais de três anos e meio de idade. Se não, ele é muito alto para sua idade. Ambas as crianças têm cabelos castanhos excepcionalmente lindos que se enrolam em cachos soltos sobre suas cabeças. Seus olhos são escuros. Seus rostos de gordura angelical exibem aquela expressão de melancolia e travessura misturadas tão características de crianças das raças latinas. "Li nos jornais que o menino mais velho disse que seu nome é Louis", observou o cônsul francês, "mas não consigo nada dele para provar isso. Parece-me mais provável que, como ele responde oui-oui a tudo, ele diga que seu nome é Louis, o que pode parecer ter o mesmo som para um americano. Enviei um telegrama para a França e farei tudo o que puder para encontrar os parentes das crianças, mas até agora não obtive nada deles para ajudar na busca." Mas as crianças não são de forma alguma estúpidas. Elas são doces, bem-educadas, gentis, e minha única esperança para elas é que, tendo sobrevivido aos perigos do iceberg e do mar aberto, elas não sejam adotadas por alguma família americana que nasceu com uma faca de ouro na boca. Aliás, a questão de sua adoção no caso de nenhum parente ser encontrado permanece incerta.








"Não temos intenção de ficar com eles", observou o pai da Srta. Hays, além do momento em que seus parentes forem encontrados ou a busca por eles for abandonada. Uma família de Montreal que foi passageira do Titanic está ansiosa para adotá-los, e minha filha diz que eles terão preferência. Claro, muitas pessoas aqui em Nova York também se ofereceram para adotá-los. "A história publicada de que as crianças estavam no mesmo barco que minha filha e se agarraram a ela instintivamente é uma declaração equivocada. Minha filha saiu no primeiro bote salva-vidas e as duas crianças seguiram em barcos posteriores. O menino menor foi jogado do convés do Titanic para um bote salva-vidas sem um pedaço de roupa. A criança mais velha usava apenas uma camisa quando foi levada a bordo do Carpathia. Os sobreviventes do Titanic a bordo formaram um comitê de mulheres e, como minha filha era a única entre elas que não havia sofrido nenhuma perda pessoal devido ao desastre, ela foi convidada a cuidar das duas crianças, e o fez de bom grado. Disseram a ela que as duas crianças estavam na segunda cabine do Titanic aos cuidados de um homem chamado Hoffman, mas não conseguimos nenhuma pista sobre o paradeiro delas na linha White Star ou em qualquer outro lugar. "Mas acredito que as empresas exigem certas informações definitivas quanto ao destino, etc., dos compradores de passagens para a segunda cabine", eu disse. "Por que não é possível obter essas informações do escritório onde um homem chamado Hoffman comprou sua passagem?" "Tenho certeza de que não posso dizer." O Sr. Hays respondeu grandiloquentemente. "Eu nunca viajei na segunda cabine ou na terceira classe, então não sei nada sobre esses assuntos." Por que, oh, por que, eu nunca consigo aprender a manter distância da aristocracia da West End Avenue, mesmo quando ela deu abrigo a duas crianças charmosas e bem-educadas da segunda cabine? Não sei, tenho certeza.









Lawrence Beesley - Sobrevivente do Titanic
Mais tarde, o passageiro do Titanic, Lawewnce Beesley, escreveu sobre ter visto os meninos - que ele sabia que se chamavam Hoffman - com o pai no Titanic e comentou sobre a história sensacionalista que os cercava no navio:

Pelas janelas (da biblioteca de segunda classe) há um corredor coberto, reservado por consentimento geral como playground das crianças, e aqui estão brincando as duas crianças com seu pai, dedicado a elas, nunca ausente delas.
Quem teria pensado na história dramática do grupo feliz brincando no corredor naquela tarde? – o sequestro das crianças em Nice, o nome falso, a separação de pai e filhos em poucas horas, sua morte e sua subsequente união com a mãe após um período de dúvida quanto à sua paternidade!
Quantos outros segredos semelhantes o Titanic revelou na privacidade da vida familiar, ou carregou consigo sem ser contados, nunca saberemos .
- Lawrence Beesley, A Perda do Titanic , Sua História e Suas Lições

O Sr. Lawrwnce Beesley visitou o endereço na West 83 rd Street, na cidade de Nova York, que era a casa da Srta. Hays. Ele confirmou que as crianças eram os mesmos meninos Hoffman que estavam brincando do lado de fora da biblioteca de segunda classe no Titanic. A Sra. Hays disse que havia feito algum progresso na comunicação com os meninos em francês.

Na época, havia um Sr. Lefebre que estava vindo de Iowa, caso fossem seus filhos. Havia também uma mulher vindo de Nice que não se chamava Hoffman, e outra mulher vindo em um navio de Liverpool - ambas que pensaram que poderiam ser seus filhos.

Hugh Woolner, um sobrevivente de primeira classe, prestou depoimento sobre os meninos ao Inquérito dos EUA na segunda-feira, 29 de abril de 1912. Enquanto estava no Collapsible D, um dos meninos foi alimentado com biscoitos por ele.
Um marinheiro me ofereceu alguns biscoitos, que eu estava usando para alimentar uma criança pequena que tinha acordado e estava chorando. Era uma daquelas crianças pequenas cujos pais todos estavam procurando; a maior das duas. 
Senador Smith: A mãe não estava neste barco? - Não.
Quantos anos tinha a criança? - Acho que tinha uns cinco anos, até onde posso julgar.
Você sabe de que nacionalidade era? - Não consegui entender direito.
Você sabe se era inglês ou americano? - Acho que não. Acho que era -
Senador Smith (intervindo): Quero dizer, se pertencia a um pai inglês ou americano? - Parecia uma criança francesa; mas ficava gritando por sua boneca, e não consegui entender o que ela disse antes disso. Ela ficava dizendo isso várias vezes.
Havia duas dessas crianças no barco? - Não sei dizer. Esta é a única com quem tive algo a ver. Havia várias outras crianças no barco. Nós as colocamos em uma sacola, e elas foram puxadas para o lado do Carpathia .
Você as viu desde então? - Sim, acho que a vi uma vez no Carpathia. Ela tinha cabelos muito cacheados. Cabelo claro, castanho, cacheado.
A criança foi identificada no Carpathia ? - Não que eu saiba.
Quando a verdadeira história sobre os meninos veio à tona, foi sobre sequestro e rompimento conjugal.

Michel Navratil
O pai dos meninos, Sr. Michel Navratil, nasceu em Szered, na Eslovênia, mais tarde mudou-se para a Hungria e, em 1902, foi para Nice, na França, onde se tornou alfaiate. Ele se casou com Marcelle Caretto, da Itália, em Londres, em 26 de maio de 1907. Eles tiveram dois filhos, Michel M. e Edmond Roger - conhecidos como Lolo e Momon, no entanto, em 1912, o negócio estava em apuros e Michel alegou que Marcelle estava tendo um caso. O casal se separou, os meninos foram com a mãe.

Eles foram ficar com o pai no fim de semana da Páscoa, mas quando Marcelle foi buscá-los, eles tinham desaparecido.

Foi o corpo recuperado da vítima do Titanic no terno marrom bem cortado que rendeu muitas pistas de papel e levou à identificação formal de Louis M. Hoffman, também conhecido como Michel Navatil Snr.” Havia um recibo em nome de Hoffman dos escritórios da agência de viagens Thomas Cook & Company, em Monte Carlo.

Parecia que o Sr. Hoffman fez viagens para lá em março, informou o Daily Mirror em 23 de abril de 1912:
“O Sr. Hoffman fez várias visitas ao escritório com seus filhos, e parecia ser um antiquário, especialmente interessado em gravuras antigas. Os funcionários de lá acreditavam que ele vinha da Baviera, e que estava fazendo uma viagem ao redor do mundo. Ele estava hospedado em Nice, no Hotel des Voyageurs.”

Navratil decidiu levar os meninos com ele para a América. Depois de parar em Monte Carlo, eles navegaram para a Inglaterra, onde ficaram no Charing Cross Hotel, em Londres. Ele comprou passagens de segunda classe (passagem nº 230080, £ 26) e embarcou no Titanic em Southampton, os meninos foram reservados no navio como Loto e Louis Hoffman. Seu nome falso de "Louis M. Hoffman" foi roubado de um amigo que o ajudou e aos meninos a deixar a França.

Ele levou seus companheiros de viagem a acreditar que a "Sra. Hoffman" estava morta e raramente deixava os meninos fora de vista. Uma vez, ele se permitiu relaxar em um jogo de cartas e deixou uma de suas companheiras de mesa, Bertha Lehmann, uma garota suíça que falava francês, mas não inglês, cuidar dos meninos por algumas horas.

O Sr. Navratil escreveu para sua mãe na Hungria, enquanto estava a bordo, perguntando se sua irmã e seu marido poderiam cuidar dos meninos; possivelmente como um plano B caso não pudessem ficar na América.

Na noite do naufrágio, Michel, auxiliado por outro passageiro, vestiu os meninos e os levou para o convés do barco. Quando o segundo oficial Charles Lightoller ordenou um círculo de braços entrelaçados de membros da tripulação ao redor do Collapsible D para que apenas mulheres e crianças pudessem passar, Navratil entregou os meninos através do círculo de homens. Michel Jr., lembrou que, pouco antes de colocá-lo no barco, seu pai deu uma mensagem final :

Túmulo de Michel Navratil
"Meu filho, quando sua mãe vier buscá-lo, como ela certamente fará, diga a ela que eu a amava muito e ainda amo. Diga a ela que eu esperava que ela nos seguisse, para que todos pudéssemos viver felizes juntos na paz e liberdade do Novo Mundo."

O corpo de seu pai foi recuperado com um revólver no bolso. Por ter usado o sobrenome judeu Hoffman em seu bilhete, o Sr. Navratil foi enterrado em 15 de maio de 1912 no Cemitério Baron de Hirsch, que foi designado para as vítimas judias.


Enquanto os "Órfãos do Titanic" estavam sendo abrigados na casa de Margaret Hays, em Nova York, sob os auspícios da Children's Aid Society, sua mãe, Marcelle Navratil, reconheceu seus filhos das muitas histórias de jornal sobre sua situação e foi trazida para a América pela White Star Line, onde finalmente se reuniu com seus filhos em 16 de maio.

Os três navegaram de volta para a França no Oceanic .

REUNIDOS COM SUA MÃE

Os órfãos do Titanic se reencontram com sua mãe
A Sra. Navraril então levou a White Star Line ao tribunal em 1914

Ação nos tribunais franceses
Nice, 9 de fevereiro (1914).
Uma ação contra a White Star Line decorrente da perda do Titanic começou hoje perante o Tribunal Civil aqui. A autora, Mme Navratil, processa por £ 6.000 de danos pela perda de seu marido. Seus dois filhos, que também estavam a bordo, foram salvos.

Os diretores da White Star Line alegaram que ela não tinha direito de apelar a um tribunal francês, pois não era francesa. Ela então pediu um adiamento de três meses para que pudesse provar que era, e isso foi concedido.
(The Times , terça-feira, 10 de fevereiro de 1914)

Margaret Hays manteve contato regular com Gilbert Tucker após seu resgate, mas acabou optando por se casar com o Dr. Charles Daniel Easton, um médico de Rhode Island em 1913, e o casal morava em Providence e Newport, Rhode Island. Eles eram pais de duas filhas.
Túmulo de Margaret Hays Easton

Margaret Bechstein Hays Easton morreu em Buenos Aires, Argentina, enquanto estava de férias com sua filha e neta em 21 de agosto de 1956. Ela foi enterrada no cemitério de St. Mary, Portsmouth, Rhode Island.

Quanto aos dois meninos trágicos de quem ela cuidou, Edmond Navratil trabalhou como decorador de interiores e depois se tornou arquiteto e construtor. Ele era casado e durante a Segunda Guerra Mundial lutou com o Exército Francês, foi capturado e feito prisioneiro de guerra. Ele conseguiu escapar do campo em que estava preso, mas sua saúde sofreu e ele morreu no início dos anos 1950, aos 43 anos.

Michel Navraril relembrou mais tarde a viagem do Titanic em uma entrevista traduzida:

"Um navio magnífico!...Lembro-me de olhar para o comprimento do casco - o navio parecia esplêndido. Meu irmão e eu brincávamos no convés dianteiro e estávamos emocionados por estar lá. Uma manhã, meu pai, meu irmão e eu estávamos comendo ovos na sala de jantar da segunda classe. O mar estava deslumbrante. Minha sensação era de total e absoluto bem-estar."

Ele descreveu os eventos na noite do naufrágio:

"Meu pai entrou em nossa cabine onde estávamos dormindo. Ele me vestiu muito bem e me pegou em seus braços. Um estranho fez o mesmo por meu irmão. Quando penso nisso agora, fico muito comovido. Eles sabiam que iriam morrer."
 "Não me lembro de ter tido medo, lembro-me do prazer, realmente, de cair plop! no bote salva-vidas. Acabamos ao lado da filha de um banqueiro americano. Havia grandes diferenças de riqueza das pessoas no navio, e percebi mais tarde que se não estivéssemos na segunda classe, teríamos morrido. As pessoas que saíam vivas frequentemente trapaceavam e eram agressivas, mas os pobres honestos não tinham chance."


"Nós estávamos de costas para o Titanic e fomos dormir. Na manhã seguinte, vi o Carpathia no horizonte. Fui içado para bordo em um saco de estopa. Achei extremamente incorreto estar em um saco de estopa!" 
Michel Navratil
Michel foi para a universidade onde se casou com uma colega em 1933, ele continuou para ganhar seu doutorado, tornando-se professor de psicologia.

Marcelle Caretto, a mãe de Michel Jr. e Edmond, morreu em 1963.

Em 1987, ele retornou aos EUA pela primeira vez desde 1912 para marcar o 75º aniversário do naufrágio.

O último sobrevivente masculino vivo, Michel viveu em Montpellier, perto de Nice, França.

 Em 27 de agosto de 1996, o Sr. Navratil visitou o túmulo de seu pai pela primeira vez em 84 anos.

A filha de Michel, Élisabeth, uma diretora de ópera, escreveu um livro, Les enfants du Titanic (em inglês: "Os Filhos do Titanic"; chamado Survivors em inglês) sobre as experiências de seu pai, avô e tio.

Michel Navratil morreu em 30 de janeiro de 2001 aos 92 anos.

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/

https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/

https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/

CIGANOS NA UMBANDA

https://simpatiasmagias.blogspot.com/

HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES

AMADOS EXUS DE UMBANDA

CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/fatos-ocultados-pela-serie-da-netflix.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/as-moradias-comuns-no-egito-antigo-eram.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/no-dia-7-de-janeiro-de-1964-brigitte.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-deposicao-de-romulo-augusto-o-fim-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/almanak-da-provincia-do-parana_17.html

 

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/alexandre-leocadio-santana-filho-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/os-charruas-eram-indios-que-habitavam.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/o-medico-e-pastor-escoces-robert-reid.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/antiga-sede-da-embap-escola-de-musica-e.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/bar-parana-1950.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/praca-ouvidor-pardinho-decada-de-1950.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/rua-ebano-pereira-na-epoca-rua-borges.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/ken-taki-cristo-rei.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/moqueca-de-camarao-maranhense.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/peixe-na-telha.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/arroz-de-camarao.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/camarao-ao-catupiry.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/igreja-da-rondinha-1939.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/nossa-senhora-da-conceicao-do-tamandua.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/01/cailey-lonnie.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/01/caitlin-tyson.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/01/caitlin-wachs.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/a-pantera-negraanimal-de-poder.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/ibeji-ere-cosme-e-damiao.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/aconteceu-na-casa-espirita-obra.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/os-boiadeiros-na-umbanda.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/a-palavra-ganga-na-realidade-nganga.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/exu-da-capa-preta-ele-pertence-falange.html

https://qr.ae/pYXFbD

https://qr.ae/pYXo1s

https://qr.ae/pYXVUr

https://qr.ae/pYXmdl

https://qr.ae/pYXzne

https://qr.ae/pY7YD0

https://qr.ae/pY7Cow

https://qr.ae/pY7xnT

https://qr.ae/pY7muI

https://qr.ae/pY7qrJ

https://qr.ae/pYRK3v

https://qr.ae/pYRAua

https://qr.ae/pYRHtZ

https://qr.ae/pYRBz9

https://qr.ae/pYRL19

https://qr.ae/pYRfbk

https://qr.ae/pY8M8L

https://qr.ae/pY85zk

https://qr.ae/pY86aF

https://qr.ae/pY8B3x

https://qr.ae/pY8Qb3

https://qr.ae/pY1KZW

https://qr.ae/pY12yj

https://qr.ae/pY1qAY

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/floris-i-da-holanda-nascido-em-1030.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/quiteria-angela-maria-fraga-nascida-28.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/ana-francisca-da-camara-nascida.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/apresentacoes-de-may-hernandez.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/masha-korjagina-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sobre-michelle-mcgee-tambem-conhecida.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/megan-love-tambem-conhecida-como-megan.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/para-contar-historia-da-marca-nutry-e.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/charlotte-e-marjorie-collyer-as.html

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2022/02/chile-oficialmente-republica-do-chile-e.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/xoloitzcuintli-o-cao-sagrado-dos-astecas.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/billy-kid-jovem-lenda-do-velho-oeste.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/rosalia-lombardo-conhecida-como-bela.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/praga-da-danca-de-1518-ou-epidemia-da.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-guerra-de-cenepa-um-dos-ultimos.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/mehmed-ii-o-sultao-otomano-que.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/cachecol-em-cordao-com-flor-em-croche.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/lindo-cachecol.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/blusa-diferente-de-crochet.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/cachecol-delicado.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/cachecol-gracioso-em-croche.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/cachecol-especial-em-croche.html

 

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/adriana-lima-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/gisele-bundchen-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/ana-beatriz-barros-tambem-conhecida.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/camila-queiroz-tambem-conhecida-como.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/almanak-da-provincia-do-parana_15.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/tudo-comecou-em-2003-com-uma-dupla-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/mulheres-no-titanic-as-historias-da.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/data-decada-de-80-localizacao-rua-dr.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/o-protestantismo-no-brasil-imperio-apos.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-bela-rua-comendador-araujo.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-avenida-marechal-floriano-em.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/bonde-vindo-pela-rua-barao-do-rio.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/outubro-de-1911-enchente-dos-rios-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/a-verdade-sobre-abelardo-o-anjo.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/o-grande-incendio-de-1963-no-parana.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/o-caso-da-loira-fantasma-que-assustou.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/a-carreira-politica-do-ex-governador.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/praca-zacariasdezembro-de-1936.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/parque-sao-lourenco-decada-de-1930.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/1920-universidade-do-parana-e-catedral.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/au-au-lanches-carlos-de-carvalho.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/happy-burger.html

https://qr.ae/p2f0e1

https://qr.ae/pYXC4c 

https://qr.ae/pYXFbD

https://qr.ae/pYXo1s

https://qr.ae/pYXVUr

https://qr.ae/pYXmdl

https://qr.ae/pYXzne

https://qr.ae/pY7YD0

https://qr.ae/pY7Cow

https://qr.ae/pY7xnT

https://qr.ae/pY7muI

https://qr.ae/pY7qrJ

https://qr.ae/pYRK3v

https://qr.ae/pYRAua

https://qr.ae/pYRHtZ

https://qr.ae/pYRBz9

https://qr.ae/pYRL19

https://qr.ae/pYRfbk

https://qr.ae/pY8M8L

https://qr.ae/pY85zk

https://qr.ae/pY86aF

https://qr.ae/pY8B3x

https://qr.ae/pY8Qb3

https://qr.ae/pY1KZW

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/17-fatos-que-voce-talvez-nao-saiba.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/17-fatos-que-voce-talvez-nao-saiba_15.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/vulcoes-polares-na-lua-io-de-jupiter.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/o-esquecido-heroi-cabo-verdiano-da.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/vespasiano-cujo-nome-completo-era-tito.html

 

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/maria-quiteria-pomba-gira-que-tem-uma.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/oxala-e-o-primeiro-filho-de-olorum-o.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/filha-de-iemanja-e-oxala-orixa-oba-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/conta-historia-que-exu-do-lodo-quando.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/pomba-gira-7-saias-ate-mesmo-as-pessoas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/maria-mulamboconheca-historia-dessa.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/o-exu-caveira-e-uma-figura-muito.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/principalmente-cultuada-em-religioes-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/imagina-aquela-alegria-que-invade-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/xango-tambem-conhecido-como-chango-e-um.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/ogum-e-simbolo-de-luta-e-conquistas-um.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/quem-e-pomba-gira-maria-navalha-verdade.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/dentro-da-umbanda-o-exu-capa-preta-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/exu-meia-noite-viveu-na-franca-sendo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/exu-veludo-e-uma-falange-de-exus-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/exu-7-catacumbas-o-senhor-7-catacumbas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/obaluae-omolu-historia-do-orixa-da-cura.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/pomba-gira-rosa-caveira-bom-essa-lenda.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/pomba-gira-das-7-cobras-pomba-gira-rara.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/a-historia-do-caboclo-sete-luas-e-o.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/ervas-que-despertam-autoestima.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/historia-do-exu-joao-caveira-o-exu-joao.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/a-historia-de-rubia-pomba-gira-rosa.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/cigana-carmencita-era-uma-cigana.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/pomba-gira-7-caveiras-da-encruzilhada.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/a-historia-da-pomba-gira-do-forno-gerar.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/mussifin-pertence-linha-negativa-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/sabbat-da-esperanca-yule.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/o-que-e-calunga-na-umbanda-na-vastidao.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/exu-mirim-o-que-e-historia-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/chakras-na-umbanda-7-sentidos-da-vida.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/lendas-e-mitos-do-orixa-exu-exu-e-os.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/exu-os-guardioes-do-terreiro-seguranca.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/a-criacao-do-mundo-e-origem-da-vida-na.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/10/oferendas-em-cemiterio-o-cemiterio-e-um.html

https://qr.ae/pYXo1s

https://qr.ae/pYXVUr

https://qr.ae/pYXmdl

https://qr.ae/pYXzne

https://qr.ae/pY7YD0

https://qr.ae/pY7Cow

https://qr.ae/pY7xnT

https://qr.ae/pY7muI

https://qr.ae/pY7qrJ

https://qr.ae/pYRK3v

https://qr.ae/pYRAua

https://qr.ae/pYRHtZ

https://qr.ae/pYRBz9

https://qr.ae/pYRL19


Nenhum comentário:

Postar um comentário