Cartão Postal de Curitiba, editado no início da década de 1890, circulado em 27/12/1892, apresenta o então "Palacio do Governo - Curityba", construído na então Rua da Liberdade, atual Rua Barão do Rio Branco.
Construído na década de 1870, pelo engenheiro italiano Ernesto Gaita para ser
residência do seu colega Leopoldo Ignácio Weiss, foi concluída nos anos 1880.
Em 1890, a residência de Ignácio Weiss foi comprada pelo recém governo republicano brasileiro transformando-a no Palácio da Liberdade, sede do Governo Estadual e residência para o presidente do estado. Em pouco tempo, o imóvel passou a ser propriedade definitiva do Estado do Paraná e até 1937 foi sua sede.
Nas décadas seguintes, o palácio abrigou vários departamentos públicos, como a Secretaria do Interior e Justiça, a COSIPE, a Secretaria de Obras Públicas e em 1989 foi transformado em sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR).
Em 20 de junho de 1977, o Palácio da Liberdade foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Paraná, como edifício de referência histórica do século 19, para a cultura local e estadual.
O imóvel, além de apresentar suas linhas arquitetônicas de época, possui um grande vitral, no centro do prédio, e um mural de artista Poty Lazzarotto, localizado no pátio externo.
(Adaptado da Wikipédia / Foto: Arquivo Público do Paraná)
Paulo Grani
Nenhum comentário:
Postar um comentário