sábado, 3 de janeiro de 2026

HISTORIANDO A IGREJA SENHOR DO BOM JESUS DO PORTÃO

 HISTORIANDO A IGREJA SENHOR DO BOM JESUS DO PORTÃO

Históricas fotos obtidas pelo fotógrafo Arthur Wischral, em 1952, uma contempla a Avenida República Argentina e a Praça hoje nominada Padre João Bagozzi, tendo projetada nela a sombra da fachada da Igreja Senhor do Bom Jesus do Portão.
A outra foto mostra a grandeza da Igreja e a singularidade da Avenida República Argentina, à época.
Em 1916, foi erguida no local uma Capela em tijolos e barro e se tornou um ponto tradicional de devoção para os moradores e fieis do bairro Portão, de Curitiba, na época.
Em 1928, no local foi edificada outra igreja com o nome Igreja Senhor do Bom Jesus do Portão que, oito anos após, passou à condição de Paróquia.
Os quatro sinos existentes na Igreja, instalados em 1959, vieram diretamente da Alemanha.
Em 1986, em comemoração aos 50 anos de história o local recebeu uma ampla reforma interna.
O contexto da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão também auxiliou no desenvolvimento do bairro. Vendo a necessidade de uma melhor formação educacional para a região, o Padre João Bagozzi, pároco da Igreja Senhor Bom Jesus do Portão, decidiu inaugurar uma pequena escola ao lado da igreja, batizada como Imaculada Conceição.
As primeiras aulas foram em fevereiro de 1955 e já no ano seguinte o espaço foi ampliado. Em 1960, na fase em que a escola continuava seu crescimento, o Padre Bagozzi faleceu, vítima de um acidente de trânsito.
Seu substituto, o Padre Dario Zampier, manteve a ampliação da Escola, que foi concluída em 1963. Naquele ano, era inaugurado o Ginásio Padre João Bagozzi.
Em 1973, o ginásio e a Escola Imaculada Conceição são unidos, fundando o Colégio Bagozzi.
Fonte: curitibaspace.com.br / Fotos: internet)
Paulo Grani




Nenhum comentário:

Postar um comentário