INÍCIO DA COLÔNIA LAMENHA
Nesta histórica foto, da década de 1890, contemplamos um Cartão Postal intitulado "Edifícios Commerciaes da Sociedade Polaca Kólko - Colonia Lamenha (Paraná.- Brazil)".
Vamos contar um pouco da história da Colônia Lamenha iníciada com imigrantes poloneses, como estampa o título deste CP e como podemos ler na pequena placa do estabelecimento: "Sklep Kólko Rolniczeco".
Em 1876, o então presidente da Província do Paraná, Adolpho Lamenha Lins, implementando o programa de assentamento e povoamento do Paraná com imigrantes, criou a Colônia Lamenha, assim denominada em homenagem ao importante papel por ele desempenhado ao criar as novas colonias de imigrantes mais nas proximidades de Curitiba.
Esse fator da proximidade com a Capital foi decisivo para a sobrevivência e desenvolvimento dessas Colônias.
Esses núcleos de imigrantes eram formados, em sua maioria, de agricultores que cultivavam
centeio, milho, feijão e batata, que abastecia os mercados de toda a região.
A Colônia Lamenha, situada às margens da "Estrada do Acunguy”, foi dividida em 139 lotes, em regime de pequena propriedade, ocupados por 643 colonos poloneses e prussianos, ocupando área dos municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré.
Logo após a sua criação, com a chegada ne novos imigrantes italianos e poloneses, a colônia Lamenha precisou ser ampliada. A antiga Lamenha foi chamada de Lamenha Grande e a nova parte que surgiu foi chamada Lamenha Pequena, a qual faz divisa entre Curitiba e Almirante Tamandaré.
Ao chegarem à região, os novos colonos passaram a chamar o local de Colônia "Nova Romastak", ou Colônia Nova Roma.
Quando estava ocorrendo o processo de distribuição dos lotes para os eslavos, os funcionários do governo perguntavam se eles queriam as terras que ficavam na região da Lamenha que entre eles era chamada Nova Roma e, os poloneses respondiam “Roma tak”, em polonês significa "Roma sim", que aportuguesado, ficou "Romastak".
(Foto: Acervo Paulo José Costa)
Paulo Grani
Nenhum comentário:
Postar um comentário