terça-feira, 8 de agosto de 2023

O PORTO DO GATO E D. PEDRO II

 O PORTO DO GATO E D. PEDRO II


O PORTO DO GATO E D. PEDRO II
"Até 1872, o atual Porto de Paranaguá era um espaço costeiriço cheio de manguezais e vegetação costeira virgem, de frente para a baía de Paranaguá, chamada de "Grande Mar Redondo" pelos indígenas carijós que habitavam a região, de cujo termo indígena adveio o nome "Paranaguá ".
No local, morava um pescador de nome José da Silva Gato, parente do conhecido bandeirante Borba Gato e, portanto, o atracadouro da sua canoa à vela e acesso à sua humilde casa, era chamado pelos nativos de "Porto do Gato". O local foi desapropriado para instalação da primeira Estação de Trens do Paraná e, na sua orla, o novo porto de Paranaguá que seria mudado de suas antigas instalações junto ao velho trapiche do rio Itiberê.
Chegara o grande dia do lançamento da "Pedra Fundamental", 05/06/1880, data tão esperada por toda a população de Paranaguá. Dom Pedro II, que estava de regresso de sua viagem ao interior do Paraná desembarcara, pouco antes, achando-se presente no local às 15 horas em ponto, dando, imediatamente, início à rápida cerimônia que durou 15 minutos !
Estava assim lançada a "pedra fundamental" da futura Estação que foi batizada com o nome "Dom Pedro II" e recebeu os primeiros trilhos que foram estendidos sobre os trapiches que foram fincados até às plataformas que formaram os atracadouros que receberam os primeiros navios que fundearam no atual Porto de Paranaguá.
Concomitantemente, os trilhos foram estendidos até ao centro da cidade de Paranaguá, chegando à primeira Estação lá construída, que hoje não mais existe, ficava bem próxima da atual Estação Ferroviária.
Simultaneamente, novos trilhos foram instalados em direção à Curitiba, passando por Morretes, formando a majestosa Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba. Vale lembrar que o marco zero da estrada está instalado cerca de cem metros adiante da plataforma de embarque/desembarque dessa nova Estação.
Assim, o sonho dos paranaguaras estava realizado! A gigante importância dessa ferrovia interligando o Porto de Paranaguá à Capital do Paraná e, mais tarde, à outras cidades paranaenses, é um capítulo à parte.
Paulo Grani

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