OS INVERNOS E NEVES DE CURITIBA
Chegando o típico friozinho curitibano que antecede o inverno, nos faz lembrar das geadas e neves precipitadas em tempos passados da capital.
Precipitação de neves de 1975.
OS INVERNOS E NEVES DE CURITIBA
Chegando o típico friozinho curitibano que antecede o inverno, nos faz lembrar das geadas e neves precipitadas em tempos passados da capital.
As fotos selecionadas, de alguns invernos curitibanos, levarão muitos a relembrar nostálgicos momentos passados na Curitiba de outrora.
Nos dias frios, pela manhã, os nossos gramados e parques da cidade ficam particularmente mais especiais com as geadas que cobrem a grama. Mas se prepara que é gelado, então pega a japona, blusa de lã, luva, cachecol, meias quentes, e o que mais você tiver por aí para poder sair de casa.
Às vezes, a serração intensa, quase um nevoeiro, dificulta enxergarmos alguns metros adiante e o calor que soltamos nas baforadas, faz aquela fumacinha peculiar. As crianças aproveitam o fenômeno e, cada uma a seu modo, brinca de soltar bafinho.
Mas, falando dos frios Curitibanos vamos relembrar alguns registros de precipitação de neves: Registros históricos relatam precipitação de neves ocorridas em 1889, 1892, 1912, 1928 (dois dias), 1942, 1955, 1957, 1965, 1975, 1979, 1981, 1988 e 2013.
Em 1980, houve registro de chuva congelada na Capital paranaense, quando amanheceu com precipitação sob uma temperatura inferior a 2°C. A chuva congelada é um tipo de precipitação hibernal que ocorre quando, entre camadas atmosféricas muito resfriadas, há uma mais aquecida em que a água se precipita na forma líquida, para se congelar mais próxima à superfície, cai na forma de pequenas pedras transparentes), fenômeno semelhante ocorreu também em 2017.
Paulo Grani
Nenhum comentário:
Postar um comentário