quarta-feira, 25 de maio de 2022

A VELHA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ARAUCÁRIA A Estação Ferrovia de Araucária foi inaugurada em 1891 conectando o trecho ferroviário entre Curitiba e Serrinha, cujo itinerário final era Ponta Grossa.

 A VELHA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ARAUCÁRIA
A Estação Ferrovia de Araucária foi inaugurada em 1891 conectando o trecho ferroviário entre Curitiba e Serrinha, cujo itinerário final era Ponta Grossa.


Nenhuma descrição de foto disponível.
A VELHA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ARAUCÁRIA
A Estação Ferrovia de Araucária foi inaugurada em 1891 conectando o trecho ferroviário entre Curitiba e Serrinha, cujo itinerário final era Ponta Grossa.
Nesta foto de 1926, vemos a singela estaçãozinha construída em madeira que incendiou-se em 1962. Uma nova foi construída em alvenaria que foi desativada com o fim do trem de passageiros para Curitiba, em 1977.
Nesses trilhos passavam comboios de vagões carregando gado e também tanques militares do batalhão do Exército vindos de Ponta Grossa e do norte do Paraná, além dos trens de subúrbio, que eram composições mistas de carga e passageiros.
Chegou a atender trens de subúrbio no trecho Curitiba-Passaúna dos anos 1950 até o ano de 1977. A estação de Araucária ficava junto a um trevo da avenida que tem em seu centro hoje em dia um monumento apelidado de "Parafuso". Uma praça ao lado desse monumento era onde estava a estação. Nada restou. No leito da antiga linha, uma avenida.
Nesse ano de 1977, a linha foi substituída pela variante Pinhais-Engenheiro Bley, passando bem mais ao sul de Curitiba, e teve os trilhos retirados no início dos anos 1990. Nessa variante, uma estação com o mesmo nome foi aberta, Araucária-nova.
(Fonte: nostrilhos.com.br)
Paulo Grani

Nenhum comentário:

Postar um comentário