segunda-feira, 30 de maio de 2022

CONHECENDO AS FIGURINHAS CHICO FUMAÇA As figurinhas "Chico Fumaça" foram lançadas em Curitiba, nos anos 1930, como invólucro de uma bala do mesmo nome, produzidas pela Fábrica Santa Maria, de propriedade da firma Romero & Grassi.

 CONHECENDO AS FIGURINHAS CHICO FUMAÇA
As figurinhas "Chico Fumaça" foram lançadas em Curitiba, nos anos 1930, como invólucro de uma bala do mesmo nome, produzidas pela Fábrica Santa Maria, de propriedade da firma Romero & Grassi.


Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
CONHECENDO AS FIGURINHAS CHICO FUMAÇA
As figurinhas "Chico Fumaça" foram lançadas em Curitiba, nos anos 1930, como invólucro de uma bala do mesmo nome, produzidas pela Fábrica Santa Maria, de propriedade da firma Romero & Grassi.
Não tão famosas quanto às figurinhas das Balas Zequinha, as figurinhas do Chico Fumaça, atualmente, são uma preciosidade nas mãos dos colecionadores e uma grata lembrança para os que as utilizaram, a partir dos anos de 1930, em rodas do jogo do bafo.
As várias caracterizações do personagem Chico Fumaça ajudaram a tornar, o que foi um produto para fins comerciais, em um ícone da cultura e da história Curitibana, sem esquecer as suas concorrentes: Balas Zequinha; Balas Artistas; Balas Bandeirinhas; Caramelos Aéreo-Loyd; Balas Pontiac; todas já extintas em sua fabricação.
O personagem Chico Fumaça, garoto-propaganda das Balas de mesmo nome, foi criado pelo artista Alceu Chichorro, com desenhos também de sua autoria.
A primeira série destas figurinhas era numerada, sendo seus traços simples e sem paisagens de fundo e cores de mesmo tom. A segunda série das figurinhas foi lançada em 1948 sob a autoria do mesmo artista Alceu Chichorro e produzida pela mesma firma (Romero & Grassi), porém, esta série não é numerada e difere da tiragem anterior por seus requintados traços de fundo e diversas cores.
O personagem Chico Fumaça era caracterizado como um homem baixo, calvo na parte superior da cabeça, sobrando os cabelos apenas nas áreas laterais, sempre usando um chapéu côco e calças com sua barra/bainha um pouco acima do convencional, quando sua caracterização assim permitia, rosto e nariz arredondado e bigode estilo Carlitos (famoso personagem de Charles Chaplin) só que um pouco mais avolumado; de um modo geral a figura de Chico Fumaça assemelha-se ao personagem que já era sucesso no cinema mudo dos anos de 1930.
Companheiro fiel de Chico era seu cão Totó, de raça incerta o canino alternou diferentes traços nas duas séries lançadas; uma com o focinho afilado, outra com o focinho arredondado.
Como Zequinha, o seu concorrente famoso, o Chico Fumaça era caracterizado em diversas situações em cada figurinha, como por exemplo: Acadêmico, Arrombador, Bailarino, Boxeur, Basquet Ball, Bombeiro,Carnavalesco, Ciclista,Cozinheiro, D. Juan, Egypcio, Footbolista, Fotografo, Garçom, Gastrônomo, Ginástico, Hercules, Hespanhol, Legionário, Mata Mosca, Medroso, Mosqueteiro, Motorneiro de Ônibus, Na Chuva, Nadador, Na Praia, No Banho, Oficial de Marinha, Paraquedista, Pintor, Selvagem, entre outros.
Paulo Grani

Nenhum comentário:

Postar um comentário