UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ HISTÓRIA DO PROJETO DE BAETA DE FARIA, ANTES DA CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO HISTÓRICO NA PRAÇA SANTOS ANDRADE.



UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ HISTÓRIA DO PROJETO DE BAETA DE FARIA, ANTES DA CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO HISTÓRICO NA PRAÇA SANTOS ANDRADE.
Aprovados os Estatutos da Universidade do Paraná, constatou que o edifício alugado na Rua Comendador Araújo era acanhado e não comportava as atividades previstas no Estatuto. Assim a diretoria da universidade pediu à Câmara Municipal o terreno que havia sido doado a Rocha Pombo na Avenida Iguaçu, mas não tiveram sucesso. Foi quando o governo do Estado doou à Universidade a quantia de 80.000$000 réis. Parte dessa quantia foi empregada na compra de um terreno na Rua Carlos de Carvalho, esquina com Visconde de Nacar. A planta e a fachada foram entregues ao engenheiro Baeta de Faria (Conselheiro Lafaiete (MG) 1876 - Rio de Janeiro RJ 1936). O projeto para aquele terreno já estava finalizado, quando a Câmara doou à Universidade o terreno mais central, na Praça Santos Andrade. A planta foi mantida com pequenos ajustes para o lançamento da Pedra Fundamental, em 31 de agosto de 1913. Por sua vez, a decisão foi de numa primeira fase construir apenas o bloco central. Fotos: Planta da Fachada de autoria de Baeta de Faria. E os primeiros sinais da construção do prédio na Praça Santos Andrade. Baeta de Faria com as filhas (Marcelo Sutil Baeta de Faria. Um empreendedor nos 1 anos da República".
Nenhum comentário:
Postar um comentário