sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Histórias de Curitiba - Um abraço atleticano

 

Histórias de Curitiba - Um abraço atleticano

Um abraço atleticano
Maria do Rocio Soffiati Biscaia

Mario Chalbaud Biscaia e Jofre Cabral e Silva sempre foram atleticanos fanáticos e também grandes amigos.
Jogaram no mesmo time como armadores e eram companheiros, inclusive freqüentavam as mesmas festas, com suas respectivas esposas, pois se casaram na mesma época e faziam parte da mesma turma.
Mario e Jofre adquiriram um "quase parentesco", pois a irmã de Jofre casou-se com o irmão de Mario.
Este fato ocasionou, anos mais tarde, um afastamento entre os amigos que durou quase uma década, motivado pelas divergências entre o casal de parentes.
Ambos sempre foram apaixonados pelo "Furacão", e, freqüentavam as churrascadas organizadas pelo Alberto e também fizeram parte da direção do CAP, sendo Mario Biscaia diretor de futebol na gestão de Itaciano Marcondes e Jofre Cabral e Silva seu presidente no ano de 1968.
Neste mesmo ano, foi lançada por Jofre a campanha "Coração Atleticano", cujo emblema era ostentado em todos os parabrisas dos automóveis dos torcedores do Rubro-Negro da Baixada, com muito orgulho!
No mês de maio de 1968, em certa manhã, dois veículos adornados com o "Coração Atleticano" ficaram lado a lado na Rua XV de Novembro, quase em frente ao sinaleiro da Praça Santos Andrade.
Eram Mario e Jofre.
Por um momento, os ciois amigos se viram e, em um gesto idêntico, abriram as portas de seus carros e se uniram, comovidos, em um fraternal abraço atleticano...
No dia 22 deste mesmo mês, Mario Chalbaud Biscaia veio a falecer.
Jofre se encontrava no Rio de Janeiro, e não pode comparecer ao seu funeral, onde estavam presentes muitos atleticanos, dentre os amigos que lá foram prestar-lhe as últimas homenagens.
No dia 2 de junho de 1968 Jofre estava presente no jogo realizado no estádio "Vitorino Gonçalves Dias", em Londrina, entre o Paraná de Londrina e o
Atlético.
Como presidente, Jofre solicitou a realização de "um minuto de silêncio" em homenagem à Mario Biscaia que tinha falecido recentemente.
Durante a realização desta partida, na arquibancada do estádio, Jofre sofreu um infarto e faleceu.
Aquele abraço foi a despedida de dois grandes amigos atleticanos que nos deixaram há muitos anos e não puderam apreciar o esplendor da nova e magnífica Arena da Baixada.
Observação:
Mario Chalbaud Biscaia foi secretário do CAP e também assumiua vice-presidencia do Clube Atlético Paranaense na gestão de João Alfredo Silva.
Em 1947 substituiu o presidente, a pedido deste, por um período de 6 meses, por motivo de Viagem.

Maria do Rocio Soffiati Biscaia é advogada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário