22/10/1912 A BATALHA DO IRANI E A MORTE DO CEL. JOÃO GUALBERTO, QUE DÁ NOME À PRAÇA EM PARANAGUÁ.
João Gualberto Gomes de Sá Filho assumiu o comando do Regimento de Segurança em 21 de agosto de 1912, comissionado no posto de Coronel.
Com a entrada de um movimento messiânico na área de litígio entre os Estados de Santa Catarina e Paraná, o Regimento de Segurança foi enviado à região, com o intuito de evitar uma intervenção do Governo Federal.
Acabaram ocorrendo graves divergências quanto ao emprego do efetivo, pois o Chefe de Polícia, cargo político que na época correspondia a um Secretário de Segurança, desejava distribuir o efetivo pelas localidades circunvizinhas, assumindo uma posição defensiva.
Entretanto, o Coronel João Gualberto desejava avançar de imediato sobre os revoltosos, para prender seus líderes e dispersar seus seguidores.
No dia 19 de outubro, o Cel. João Gualberto envia ao Monge José Maria, a primeira intimação; trágico preâmbulo ao trucidamento do ilustre líder que estava para acontecer.
A tropa acabou sendo dividida e apenas foi liberado um pequeno efetivo para o Coronel atingir seus objetivos e no dia 21 de outubro de 1912, chegou ao rio Caçador para atacar os asseclas do bando de José Maria, cujo homens do bando estavam no Faxinal do Irany.
Na localidade de Irani esse destacamento se defrontou com um elevado número de revoltosos, armados e dispostos à luta, ocorrendo um elevado número de mortes e feridos. O confronto violento foi desastroso para ambos os lados e desencadeou justamente o que se procurava evitar: uma intervenção federal.
Em 22de outubro do mesmo ano, O Cel. João Gualberto morreu em combate na Batalha do Irani, durante a Guerra do Contestado.
Referências:
Rosa Filho, João Alves da (2000). Episódios da História da PMPR. Curitiba: Edição da Associação da Vila Militar
https://pt.wikipedia.org/.../Jo%C3%A3o_Gualberto_Gomes_de... acesso em 21/10/2022.
Pesquisa: AlmirSS #IHGP
Foto: Domínio Publico – Acervo Digital IHGP
Nenhum comentário:
Postar um comentário