A história da ocupação do município de Pinhais (PR) tem sua origem ligada diretamente à construção da Ferrovia Paranaguá-Curitiba, que foi inaugurada em 1885. Outro fator que ajudou na consolidação da ocupação de Pinhais foi a instalação da indústria Cerâmica de Francisco de Almeida por volta de 1910. Em 1930 começaram a surgir as primeiras residências no entorno da indústria e surge, a partir desse momento, a Vila de Pinhais.
Pinhais
A história da ocupação do município de Pinhais (PR) tem sua origem ligada diretamente à construção da Ferrovia Paranaguá-Curitiba, que foi inaugurada em 1885. Outro fator que ajudou na consolidação da ocupação de Pinhais foi a instalação da indústria Cerâmica de Francisco de Almeida por volta de 1910. Em 1930 começaram a surgir as primeiras residências no entorno da indústria e surge, a partir desse momento, a Vila de Pinhais.
No ano de 1964 foi criado o Distrito de Pinhais pertencente ao município de Piraquara. Com o passar dos anos e com o número populacional aumentando significativamente, em março de 1992, Pinhais passou a ser considerado município, emancipado-se de Piraquara.Pinhais é o menor município do estado do Paraná com 61,137 km² (IPARDES, 2017), e sua população segundo estimativa do IBGE (2016) é de 128.256 habitantes. Pinhais tem essa denominação em decorrência da palavra latina Pinus que significa pinheiro – no início da povoação havia nessa área uma grande quantidade de Araucárias.
Estação Ferroviária de Pinhais
Atualmente encontra-se desativada, mas muitos trens ainda passam pelo local. Foi um fator predominante para o desenvolvimento local; tem cunho histórico relevante, pois funcionou como principal ponto de parada da Ferrovia Paranaguá-Curitiba na região.
Cerâmica Weiss
A história da cerâmica se integra significativamente na história de Pinhais e seus moradores. Vários dos antigos habitantes trabalharam na indústria ou tiveram algum tipo de relação com ela. Num primeiro momento, a atividade industrial visava atender à região e arredores de Curitiba, mas em 1912, Guilhermes Weiss comprou a cerâmica e dinamizou a unidade fabril, importando maquinários que ampliaram a capacidade de produção. Para atender a demanda de produção foi necessário um maior número de mão-de-obra especializada e, para abrigar os funcionários da fábrica e seus familiares, foram construídas moradias que deram início a uma vila operária. No auge da produção da fábrica há uma estimativa que havia em seu entorno aproximadamente 300 casas, número significativo para o período de 1918 a 1939.
Igreja Nossa Senhora da Boa Esperança
Situada no centro de Pinhais, é tombada como patrimônio cultural da cidade por estar intimamente ligada a consolidação do povoado e por ser a primeira igreja local. A igreja foi construída em 1927 por Guilherme Weiss – ele construiu a igreja para o casamento de sua filha e após a cerimônia a igreja foi doada para a comunidade de Pinhais. Nossa Senhora de Boa Esperança é a padroeira da cidade, com data comemorativa em 13 de maio.
Pinheiro
Este é um pinheiro localizado no Colégio Suíço-Brasileiro, que tem aproximadamente 300 anos e um diâmetro de 2,28 m e comprimento de 7,16 m. É considerado patrimônio cultural da cidade – a Araucária possui valor simbólico inestimável ao povo de Pinhais, cujo nome do município se originou dessa espécie arbórea, o pinheiro apresenta-se também na figura do Brasão das Armas e na Bandeira do Município.
Capela Nossa Senhora da Luz
Segunda capela mais antiga do município de Pinhais. Localiza-se no início da Estrada Ecológica, oferece uma área externa preparada para eventos de pequeno porte, com churrasqueira, salão e um agradável bosque. Da capela é possível apreciar uma das mais belas vistas da região.
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Fundada no período pós-guerra como resultado de uma promessa da família de Euclides Fabre para que este voltasse vivo da Segunda Guerra Mundial na Itália. Foi elevada à condição de Paróquia em 16 de julho de 1996. É uma igreja com arquitetura rústica e poucos detalhes. Telhado com estrado de madeira com porta e janelas em azul.
Cine TV Paraná
Inaugurada em agosto de 2005, a Cine TV Paraná é a primeira escola pública gratuita da América Latina que ensina cinema e televisão. As especialidades são: Direção; Direção de Arte; Direção de Fotografia; Direção de Atores; Produção; Roteiro para Cinema e Teledramaturgia; Edição e Montagem; Som e Documentário. Instalada no interior do Parque Newton Freire Maia, de frente para a Estrada da Graciosa.
Iraí Futebol e Eventos
Localização privilegiada, possuindo vista para a Barragem do Iraí e para a Serra do mar, além de uma vasta área verde no entorno, cria um clima aconchegante e muito convidativo para a prática de esportes e lazer. O local tem hoje uma estrutura composta por cinco campos de Futebol Suíço, um campo oficial, uma cancha de areia, salão com bar e churrasqueiras.
Panorâmico Parque Clube
O Panorâmico Parque Clube localiza-se em uma área de 249.000m², na Área de Proteção Ambiental do Iraí. Dentre seus principais atrativos estão o Parque Aquático, com toboáguas, piscinas e o Parque Esportivo. Existem ainda churrasqueiras espalhadas por todo o bosque, além de um pesque-pague composto por seis lagos. No local há uma área preparada para grandes festas com 14.000m².
Parque da ciência Newton Freire Maia
O Parque Newton Freire Maia é um espaço dedicado à divulgação científica. Através de recursos didáticos, multimídia, experimentos, painéis, ilustrações, oficinas e visitas orientadas a equipe de monitores leva o visitante a um fascinante caminho através do desenvolvimento científico e tecnológico, sempre enfocando os princípios que nortearam tais avanços. São realizadas oficinas que têm por objetivo aprofundamento em Astronomia, Biologia, Geografia, Matemática, Química e Física. A duração das oficinas é em torno de três horas, segundo o calendário de eventos do parque.
Planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia
É um dos espaços importantes do Parque. Trata-se de um ambiente munido de equipamentos que projetam as estrelas em uma cúpula, permitindo representar o céu de qualquer época do ano e horário. As apresentações do Planetário do Parque da Ciência possuem temática diferenciada, uma vez que é um dos poucos no país a divulgar a Astronomia segundo a ótica dos índios brasileiros, principalmente os que habitam o território paranaense. Em sessões com duração média de 30 minutos, é estabelecido um paralelo entre a interpretação ocidental e indígena dos fenômenos e ciclos astronômicos, visando preservar e divulgar a cultura dos povos indígenas.
Ateliê Corbellini
Luciano Corbellini, nascido em Lages, SC, é escultor por formação (EMBAP – 1989). Seu ateliê abriga um acervo diversificado de técnicas, tais como: pedras, resinas, metais, moldes, entre outras. O ateliê Corbellini abre suas portas às pessoas que se interessam por artes plásticas ou queiram saber mais sobre o assunto.
Centro Cultural Gagliastri
O local possui um ateliê de pintura, fundição de esculturas e memorial, trilhas com largos jardins de esculturas. Luis Gagliastri, escultor e pintor, participou de mais de 80 exposições individuais e coletivas em diferentes países. Atualmente, trabalha para tornar realidade um sonho antigo, a finalização da construção de um centro cultural local.Centro Cultural Gagliastri
Horto Municipal Jorge Grando
Com estrutura de 70 mil m², localizada no Parque das Nascentes, conta com centro administrativo, jardim sensorial com fonte de água, lago, mini-horta, minhocário e depósito para resíduos verdes. O horto produz atualmente 100 mil mudas de flores anualmente e possui capacidade para armazenar 125 mil mudas de flores e 20.000 mudas de árvores, que são utilizadas nos serviços de paisagismo e conservação dos espaços públicos da cidade.Pensando em promover um maior contato com a natureza, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, criou o Jardim Sensorial. Localizado no Horto Municipal, o Jardim desperta os cinco sentidos do corpo humano: tato, olfato, paladar, visão e audição. No local, os visitantes apreciam diversas plantas e mudas medicinais, além de uma bela fonte de água.
Kartódromo Raceland
Atrai um grande número de pessoas, geralmente para a prática do esporte e pelas competições.
Autódromo Internacional Afonso Pena
Frequentes eventos ocorrem no local: provas do automobilismo inernacional e nacional (Stock Car) e também provas de motociclismo, “arrancadões” e atividades do gênero, atraindo muitos turistas, desde competidores a admiradores das competições. É, certamente, o equipamento de lazer mais conhecido do município.
Bosque Bordignon
Um espaço público para o lazer, em contato com a natureza. Inaugurado 2013, o projeto do novo bosque contempla pista de caminhada com estares (bancos), ponte, lago, circulação central, estacionamento, equipamentos de alongamento, parque infantil, academias ao ar livre, mesas de jogos e demais detalhes estruturais. Além disso, a vasta área verde.
REFERÊNCIAS
NEVES, Silvio A. Entresseio: Cultura, Patrimônio Cultural e Histórico. Disponível em: <http://entresseio.blogspot.com.br/2011/05/cultura-patrimonio-cultural-e-historico_09.html>. Acesso em: 20 nov. 2017.
Prefeitura Municipal de Pinhais. Noticias. Disponível em: <http://www.pinhais.pr.gov.br/>. Acesso em: 10 abr. 2018.
Prefeitura Municipal de Pinhais. Patrimônio Histórico. Disponível em: <http://www.pinhais.pr.gov.br/FreeComponent2content331.shtml> Acesso em: 20 nov. 2017.
Prefeitura Municipal de Pinhais. Roteiro Turístico Estrada Ecológica. Disponível em: <http://www.pinhais.pr.gov.br/turismo/FreeComponent89content4752.shtml>. Acesso em: 03 abr. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário