terça-feira, 14 de março de 2023

A misteriosa história por trás das seguidoras de Inri Cristo

 A misteriosa história por trás das seguidoras de Inri Cristo


Inri Cristo, 69 anos, é famoso. Não recusa convites para participar de programas humorísticos, já fez ponta em uma peça de teatro e concede entrevistas nas quais, em geral, é tratado como piada. Vestido em túnica branca e com coroa de espinhos de plástico, se apresenta como a reencarnação de Jesus Cristo.

Ergueu um culto ao redor de si mesmo e está sempre acompanhado de mulheres sorridentes que usam vestidos longos azuis e maquiagem. Na web, elas ficaram conhecidas por fazer clipes com paródias místicas de músicas pop.

Para além do humor, pouco se sabe sobre elas. Pode não parecer, mas seguir Inri Cristo é sério para quem faz essa escolha de vida. A rotina dessas mulheres, inclusive, envolve muitos segredos e perguntas sem respostas.

Elas dividem com o “messias” uma casa construída no Núcleo Rural Casa Grande (DF), área rural do Gama, a 30km do Plano Piloto. O terreno de 20 mil m² abriga o reino de Deus na Terra — ou pelo menos é nisso que acreditam os habitantes da Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade (Soust), fundada em 1986 por Álvaro Inri Cristo Thais.

Dezenas de mulheres — e homens, em menor quantidade — entregaram por livre arbítrio seus destinos nas mãos dele. Abdicaram de uma vida sexual (o celibato é umas das regras), abandonaram suas famílias e profissões para viver numa comunidade onde ele, que tem o dobro da idade da maioria delas, dita as regras.

Inri diz como elas devem se vestir, agir, pensar, se alimentar e até a maneira de se limpar depois de ir ao banheiro — o uso de papel higiênico ali é abolido, somente água purifica.

Obediência é um dos princípios básicos para quem decide integrar a Soust. As seguidoras precisam estar dispostas a fazer todo o serviço doméstico, além de cortar os cabelos e as unhas dos pés de Inri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário