ANTONINA ERA O LUGAR DAS "MINAS DE OURO"
ANTONINA ERA O LUGAR DAS "MINAS DE OURO"
A exploração do Estado do Paraná tem seu início através das navegações nas baías de Paranaguá e Antonina logo no primeiro século após o "descobrimento". A primeira notícia sobre as baías consta em um documento escrito por Hans Staden em 1556, no qual ele narra o episódio em que seu navio, que deveria seguir ao "La Plata", enfrentou uma tempestade, sendo lançado na entrada da baía de Paranaguá. A primeira vila fundada na região, ou a primeira que se tem registro, foi a ilha da Cotinga, por volta de 1570.
Contudo, o que motivou o povoamento do litoral foi o comunicado feito a São Paulo sobre o descobrimento de minas de ouro no século XVII, mais precisamente no ano de 1646. A partir deste período levas de aventureiros, moradores e egressos das vilas paulistas, atraídos pelo ouro, desembarcaram no litoral paranaense. Nesta época a região onde situa-se Antonina ainda não havia sido colonizada.
O mapa da imagem deste post data de 1666. Na maioria dos mapas deste período, a região de Antonina aparece com a denominação de Minas, designação que podemos observar na parte central superior do documento. Houve uma grande exploração de ouro, ferro e alguns outros metais no local antes da vila ser construída.
Referências Bibliográficas:
Antonina: Fatos e Homens. Antonina, 1926, Ermelino de Leão.
Duas viagens ao Brasil. São Paulo: EDUSP, 1974, Hans Staden.
Nenhum comentário:
Postar um comentário