Construção do viaduto Conselheiro Sinimbú, Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, Marc Ferrez, 1884.
Segundo Juliana Pereira (2018), se trata de "uma ponte ferroviária localizada no quilômetro 64 da ferrovia, cuja base se desenha em cantiléver, um sistema elaborado como forma de vencer maiores distâncias através da distribuição da tensão gerada pelo tráfego ferroviário a partir do uso de treliças construídas em aço estrutural, sem a necessidade de cabos para ligar o tabuleiro às vigas. Conforme descrita por Baxandall (1985), a primeira proposição deste modelo remonta ao então recente período entre 1846 e 1850 como resposta dos engenheiros britânicos John Fowler e Benjamin Baker à desafiadora largura e profundidade arenosa do rio Forth, na Escócia, tendo sido o modelo então adaptado, na edificação retratada, para se equilibrar sobre dois pilares. Erguida a 45 metros de altura em relação ao fundo do vale, a estrutura curva construída em aço belga vence um vão de quase 63 metros de comprimento, de modo que a partir dela se localizam, de um lado o traçado férreo em um nível mais baixo, e, do outro, o imponente maciço do Marumby".
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