O Hindenburg “Zeppelin” sobrevoando Paranaguá em 1936.
O dirigível Hindenburg foi fabricado pela empresa alemã Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, em 1936. Considerado, até hoje, a maior nave a voar, o dirigível era um ícone da indústria alemã e foi utilizado para fazer propaganda nazista.
Em uma de suas viagens ao Brasil, o Hindenburg sobrevoou as cidades de Paranaguá e Antonina, no litoral paranaense, em dezembro de 1936. Segundo o Jornal O Estado, de 1º de dezembro de 1936, o dirigível realizava uma excursão pelo sul do país, conduzindo 68 passageiros, entre eles os ministros Capanema, Souza Costa, Aristides Guilhen, João Gomes e os deputados Lauro Lopes e Diniz Junior.
Um dos objetivos dessa excursão era fazer propaganda do governo nazista no sul do Brasil, principalmente no Paraná e em Santa Catarina.
O Jornal destaca que os curitibanos estavam ansiosos para receber a visita do “gigante dos ares”. De acordo com o deputado Lauro Lopes, em telegrama ao governador do Paraná, publicado no mesmo Jornal no dia 3 de dezembro, “a viagem terminou normalmente” e a eloquência dos paranaenses, que saudaram a passagem do dirigível, causou grande entusiasmo nos passageiros.
Em 6 de maio de 1937, um incêndio destruiu o Hindenburg no momento em que se preparava para pousar nos Estados Unidos.
Imagem do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá - IHGP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário