terça-feira, 14 de março de 2023

Painel Ciclos Econômicos do Paraná Praça 19 de Dezembro

 

Painel Ciclos Econômicos do Paraná Praça 19 de Dezembro

 


FICHA Nº 1. DOCUMENTO: WESTPHAL, Mitzi. Praça 19 de Dezembro. Curitiba, Universidade Federal do Paraná, Curso de Biblioteconomia e Documentação, 1971. ASSUNTO: descrição dos monumentos da praça. TRANSCRIÇÃO: A autora descreve, minuciosamente, os monumentos existentes na praça: 1 obelisco de cimento armado, com 50 m de altura; 1 monumento em pedra, com 7 m de altura; 1 painel em granito com 5 m de altura por 35 m de comprimento, obra de H. Cozzo, Stenzel, sendo um dos lados em desenhos, executados por Poty, em azulejos coloridos; 1 lago revestido de mosaico, borda com pastilhas e mármore, com 60 m de circunferência; uma fonte luminosa com 7 refletores; 1 marco em granito com 1,20 m de altura contendo uma placa em bronze, com os dizeres: PRAÇA 19 DE DEZEMBRO - PROJETADA E EXECUTADA NA ADMINISTRAÇÃO DO GAL. IBERÊ DE MATTOS - INAUGURADA EM 15/11/59; 2 bancos de cimento armado revestidos com mosaico; 1 banco de cimento armado revestido com mosaico com 6m, e outro, com 18 m de comprimento. PASTA DO AH - PRAÇAS D - CASA DA MEMÓRIA. ACERVO: Biblioteca da Casa da Memória. DATA: 22/09/98. RESP: Aparecida Vaz da Silva Bahls
Referências documentais: FICHA Nº 2. DOCUMENTO: GAZETA DO POVO. Curitiba, 19 abr. 1981. ASSUNTO: comentários sobre os monumentos da praça. TÍTULO: Na Praça, marco de nossa emancipação. TRANSCRIÇÃO: O conjunto de obras de arte da praça foi de autoria de Erbo Stenzel e Poty Lazarotto: homem nu e mulher nus; obelisco de 30 m de altura com o símbolo do Estado; painel tratando da história da economia paranaense e ocupação do território. O homem nu, simbolizava o desbravador do Paraná, passo à frente, desnudo de vaidades e de vãs filosofias que procuram antes encobrir a realidade,... . A mulher nua, primeiramente, foi colocada nos fundos do Palácio Iguaçu até ser instalada definitivamente, na década de 70, na praça 19. PASTA DO AH - PRAÇAS D - CASA DA MEMÓRIA. ACERVO: Biblioteca da Casa da Memória. DATA: 22/09/1998. RESP: Aparecida Vaz da Silva Bahls
Referências documentais: FICHA Nº 3. DOCUMENTO: Placas/Monumentos. Fundação Cultural de Curitiba. ASSUNTO: Painel. TRANSCRIÇÃO: Painel em relevo, executado por Erbo Stenzel, na pedra viva e aplicado sobre biombo ondulado, que tem na face oposta, em azulejos, o painél de Poty. Representa os ciclos econômicos do Estado, dentro da concepção plena de coisas nossas, característica de Erbo Stenzel. ACERVO: Biblioteca da Casa da Memória. DATA: 21/02/2001. RESP.: Cibele Carvalho
Histórico: Painel em granito, executado em relevo, é obra de Humberto Cozzo e Erbo Stenzel e representa os ciclos econômicos do estado, tendo em seu lado oposto o painel com desenhos de Poty Lazzarotto em azulejos coloridos. RESP.: Alice de Almeida
Biografia: ERBO STENZEL (1911 - 1980). Erbo Stenzel nasceu em 17 de dezembro de 1911, em Curitiba, descendendo de imigrantes austríacos e alemães. Ainda menino frequentou o ateliê de Lange de Morretes e passou a fazer seus primeiros desenhos. Ensaios com plastilina despertaram-lhe para a forma escultórica. Pouco mais tarde participou do III Salão Paranaense de Belas Artes, onde conheceu João Turin, do qual tornou-se amigo e seguidor. Oswald Lopes, Arthur Nísio, De Bona, Frejesleben, Turin e o próprio Lange encaminharam um abaixo-assinado ao Interventor Manoel Ribas, solicitando uma subvenção para o artista estudar escultura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Com o falecimento de Turin, o Governo do Estado convidou-o a voltar ao Paraná para terminar diversos trabalhos iniciados pelo grande escultor. Voltou a Curitiba em 1950, assumindo, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, a cadeira de Anatomia Artística. Em 1953, juntamente com o professor Cozzo, de São Paulo, esculpiu o gigantesco monumento ao centenário do Paraná, erigido na praça 19 de Dezembro. São de sua lavra obras situadas em logradouros públicos nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, perpetuando passagens e vultos históricos. Erbo Stenzel faleceu em 1980, em Curitiba. Curitiba, 18 de abril de 2001. Priscila Camargo Jacewicz. FONTES UTILIZADAS: Texto produzido através de consultas a documentos diversos, sem referências, do Setor de Pesquisa e Documentação do Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MAC/PR. HUMBERTO COZZO (1900 - ?). Bartolomeu Cozzo, dito Humberto Cozzo, nasceu em São Paulo em 1900. Fez seus estudos no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo onde, em 1917, conquistou o primeiro prêmio em escultura. Diplomou-se em 1920 após um curso brilhante. Ganhador de um concurso realizado para a criação de um monumento a José de Alencar, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde instalou seu ateliê. Em 1974, juntamente com Carlos Fernandes criou e executou as imagens e esculturas que ornamentam a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. É autor das imagens em mármore de carrara da Princesa Isabel e do Conde D'eu e do mausoléu que contém seus esquifes na Catedral de Petrópolis. Entre as dezenas de estátuas, bustos e hermas que executou incluem-se a de Machado de Assis, que está na Academia Brasileira de Letras; a estátua de Castro Alves, na Bahia e o Monumento aos Pracinhas, grupo escultórico que se encontra no alto do edifício do Museu do Expedicionário, em Curitiba. Curitiba, 18 de abril de 2001. Priscila Camargo Jacewicz. FONTES UTILIZADAS: Texto produzido através de consultas a documentos diversos, sem referências, do Setor de Pesquisa e Documentação do Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MAC/PR
Legendas Foto(s): Foto CAPA (14ac): Praça do Homem Nú. Data: 21/06/2009. Fotógrafo: Washington César Takeuchi. Acervo: Circulando por Curitiba. Disponível em: . Acesso em 20 fev. 2019.

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