sexta-feira, 20 de maio de 2022

Em 1839 chegaram ao território hoje Irati duas bandeiras procedentes de Sorocaba: a bandeira de Jose Domingues da Trindade, deu origem ao povoado Bom Retiro, hoje Guamirim; e a bandeira de João Pereira de Jesus, que seguiu adiante pelo sertão e localizou-se nas terras onde fundou o povoado de Pirapó.

 Em 1839 chegaram ao território hoje Irati duas bandeiras procedentes de Sorocaba: a bandeira de Jose Domingues da Trindade, deu origem ao povoado Bom Retiro, hoje Guamirim; e a bandeira de João Pereira de Jesus, que seguiu adiante pelo sertão e localizou-se nas terras onde fundou o povoado de Pirapó.

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As primeiras ruas de Irati e o início da ocupação, em foto de 1912.
Foto: novomilenio.org.com
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Foto panorâmica de 1912, mostrando o núcleo e as cercanias daquele começo.
Foto: novomilenio.org.com
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À primeira escola edificada, em foto de 1912.
Foto: novomilenio.org.com
CONHECENDO O COMEÇO DE IRATI
Em 1839 chegaram ao território hoje Irati duas bandeiras procedentes de Sorocaba: a bandeira de Jose Domingues da Trindade, deu origem ao povoado Bom Retiro, hoje Guamirim; e a bandeira de João Pereira de Jesus, que seguiu adiante pelo sertão e localizou-se nas terras onde fundou o povoado de Pirapó.
As primeiras famílias que habitaram Irati teriam vindo de Palmeira, Imbituva, Lapa, Itaicoca, Assungui (hoje Cerro Azul) e Curitiba desde 1860.
Em 1899, o coronel Francisco de Paula Pires e o Sr. Emílio Batista Gomes adquiriram vasta área de terras na localidade, fixaram-se em plena mata virgem para lançarem os fundamentos da futura cidade de Irati. Naquela época, a região se constituía área territorial do município de Santo Antônio de Imbituva, mais tarde simplesmente lmbituva.
O primeiro projeto de sua localização era o da Vila de São João, conhecida atualmente como Irati Velho, e situada em lugar alto, plano, pitoresco e aprazível, com a aspiração de ser, futuramente, servida pelos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, o que, entretanto, não aconteceu, uma vez que, ao ser construída, aquela ferrovia foi desviada da vila marginando as colinas para atingir o Covalzinho, sendo então inaugurada a Estação Ferroviária e Telegráfica, com a denominação de Estação de Irati.
O desenvolvimento se intensificou em todos os setores. Através dos vagões cargueiros, único meio de transporte existente na época, chegavam os produtos agrícolas, erva-mate, farinha de milho, toucinho, charque e outros. A ferrovia fez de Irati um grande entreposto comercial, onde moradores de longínquos lugares vinham vender e embarcar seus produtos.
No retorno, esses cargueiros levavam sal, tecidos, ferramentas e mercadorias necessárias à produção e sobrevivência no sertão. A estação de Irati tornou-se centro comercial de grande expressão. Os pinheiros e as erveiras dominavam a paisagem e seria a força de dois ciclos da economia de IRATI.
Em 1901 instala-se a primeira Escola.
Em 02/04/1907, é criado o município de Irati, constituído pelos Distritos de Irati, Bom Retiro e Imbituvinha. Nos anos seguintes, o município recebia contingentes de colonos holandeses, ucranianos, poloneses, alemães e italianos que se fixaram no núcleo Irati, (hoje Colonia Gonçalves Júnior), em Itapará, Mato Queimado, Rio do Couro e Serra dos Nogueira.
Paulo Grani

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