quinta-feira, 5 de maio de 2022

ENTRANDO NO PALACETE GARMATTER Quase todos os curitibanos já conhecem ou ouviram falar do Palacete Garmatter, construído de frente à Praça João Cândido, em Curitiba. Durante muito tempo foi residência da família Garmatter.

 ENTRANDO NO PALACETE GARMATTER
Quase todos os curitibanos já conhecem ou ouviram falar do Palacete Garmatter, construído de frente à Praça João Cândido, em Curitiba. Durante muito tempo foi residência da família Garmatter.


Pode ser uma imagem de ao ar livre, monumento e texto que diz "Figura 5- Palacete Garmatter, sem data. Fachada Frontal. 25"
Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "กก OETR Figura 6- Palacete Garmatter, sem data. Fachada posterior. 28"
Pode ser uma imagem de texto que diz "Figura 9- Escritório do palacete Garmatter, sem data.37"
Pode ser uma imagem de texto que diz "Figura 10 Sala de estar do palacete Garmatter, sem data. 38"
Pode ser uma imagem de área interna e texto que diz "Figura 11- Hall do palacete Garmatter, sem data. 39"
Pode ser uma imagem de área interna e texto que diz "Figura 12 安 Hall do palacete Garmatter, sem data.40"
Pode ser uma imagem de texto que diz "Figura 13 Sala de refeições do palacete Garmatter, sem data.47"
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Pode ser uma imagem de área interna e texto que diz "Figura 17 Sala da familia. sem data.61"
Pode ser uma imagem de área interna e texto que diz "Figura 18- Quarto do senhor Garmatter, sem data."
Pode ser uma imagem de área interna e texto que diz "Figura 19- Quarto da senhora Edith Garmatter Rıtzmann sem data. 63"
Pode ser uma imagem de área interna e texto que diz "Figura 20 Banheiro dos aposentos do senhor Garmatter, sem da"
Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e texto que diz "Figura 21 -Família Garmatter, nos fundos de seu palacete, sem data.67"
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Pode ser uma imagem de andar e texto que diz "2 7 10 Térreo Hall Entrada Escritório Copa Cozinha Sala Intima Salad Estar Salade Jantar Salad Estar Intima Copa Corredor da Cozinna Cozinha Armariod Vassouras Area Serviço Dispensa Hall Serviço Lavabo Corredor Serviço Terraço Coberto Figura 8 tuel térreo palacete Garmatter. 32 12 14 15 16 17 18"
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ENTRANDO NO PALACETE GARMATTER
Quase todos os curitibanos já conhecem ou ouviram falar do Palacete Garmatter, construído de frente à Praça João Cândido, em Curitiba. Durante muito tempo foi residência da família Garmatter.
A construção se enquadra com a paisagem urbana e faz composição com os detalhes da Praça João Cândido. Foi construída em concreto armado, em estilo eclético, apresentando influência do modernismo e Art Déco germânico. Sendo baseada em uma construção alemã, teve seu interior ricamente pensado para abrigar com conforto essa importante família da capital paranaense.
Idealizado e financiado por Julio Garmatter, alemão nascido em Krepe-Bei-Posen, em 1878, que emigrou para o Brasil no ano de 1894. Se estabeleceu na cidade de Curitiba, tornando-se um grande comerciante de carnes e proprietário de terras, com grande açougue e fábrica de banha, linguiça e presunto. Casou-se em 1902 com Maria Meister, com quem teve cinco filhos, três meninos, Reinaldo, Julio e Carlos, e duas meninas, Carlota e Edith. Sua participação no desenvolvimento na cidade de Curitiba foi ampla, possuiu um grande comércio de carnes no centro da cidade, localizado na esquina das Travessas Nestor de Castro e José Bonifácio, construção que existe até os dias atuais.
Criou amizades com importantes personalidades da elite, conseguindo casamentos para seus filhos com descendentes de grandes famílias da capital paranaense, de empresários de bens de uso e produtores de erva mate. Sua influência atingiu até o âmbito político, participando da Associação Comercial do Paraná e sendo membro de comitês civis em assuntos de desenvolvimento e avanços tecnológicos na indústria.
Entre os anos de 1926 e 1928, Julio Garmatter articulou a compra de três terrenos na região do Alto São Francisco para a construção de sua residência. Hoje em dia ela fica localizada na rua Dr. Kellers, de frente à praça João Cândido, sendo delimitada nas laterais pelas ruas Ébano Pereira e Ermelino de Leão.
O início das construções não tem uma data definida, pois como descoberto nos arquivos da Coordenação do Patrimônio Cultural, os registros que possuíam tal informação e as plantas originais foram queimados em um incêndio. Contudo, em relatos da filha do senhor Garmatter, Edith Garmatter Ritzmann, "a construção da casa demorou quase dois anos". Portanto, partindo da data da última compra e unificação dos lotes, presumiu-se a construção entres os anos de 1928 e 1929.
A autoria do projeto da residência (figura 3) é de Fernando Eduardo Chaves, que a pedido do proprietário projeta o palacete “de grande porte com três pavimentos de 1.145,00 m2”, baseado na Rash Haus, de autoria do arquiteto alemão Hermann Muthesius, de 1913, em Wiesbadem, nas proximidades da cidade de Frankfurt, Alemanha.
A neta de Julio Garmatter, Annemarie L. R. Glaser, comenta que “Meu avô visitou esta casa na Alemanha, gostou e trouxe o projeto da casa para construir em Curitiba”, também “trouxeram o projeto da casa e, depois, compraram os sanitários, as maçanetas, as torneiras, os pisos e os vitrais, afinal, tudo o que era necessário para a casa foi importado da Alemanha”.
Descrição do palacete:
Annemarie afirma que “entrando pela porta principal da casa havia um pequeno hall (cômodo 1 da planta pavimento térreo – Figura 8 ), em seguida, à esquerda, o escritório do vovô (cômodo 2 – Figura 8 ), e, à direita, uma saleta (cômodo 3 – Figura 8 ) e uma cozinha (cômodo 4 – Figura 8 ) montada para a tia Edith.” Assim, os aposentos que são classificados como escritório também tinham outra função, como espaço para a filha do proprietário e sua família. O mesmo pode ser dito a respeito do aposento “sala do café-da-manhã” (cômodo 8 – Figura 8 ) que, seguindo o princípio da configuração das janelas e portas, seria uma sala de estar intima (figura 10). De acordo com o livro “As virtudes do bem-morar”, seria “saleta do Palacete Garmatter, década de 1930. Ambiente feminino, com cadeiras e conversadeiras estofadas e revestidas em gobelin.”
Observação: Onde foi referido como “hall”, a senhora Glaser comenta “na sala de visitas (cômodo 6 – Figura 8 ) havia uma lareira e móveis de estilo, feitos à mão.” As fotografias do álbum do proprietário (Figuras 11 e 12) mostram “a madeira escura – presente no piso, no teto, nos lambris e nas esquadrias – e os papéis de paredes importados com motivos florais”, contrastando com o mobiliário moderno: “mesas, sofás e poltronas de linha futuristas.”
Quanto à sala de refeições (cômodo 7 – Figura 8 ) fala que “na sala de jantar – que se comunicava com a de visitas e a copa – tinha a mesa, dois buffets, a cristaleira e o relógio com pé em madeira”, a respeito da mesa (Figura 13), ainda comenta que “a mesa de jantar tinha 14 lugares e aumentava com mais sete tábuas.”
Descrevendo a cozinha (cômodo 11 – Figura 8 ), é dito: “tinha fogão a lenha, grande e com serpentina, e ainda um fogão e um forno elétrico”49 (Figura 14); sobre o reservado ao lado da cozinha (cômodo 14 – Figura 8 ), Annemarie acrescenta “embaixo da escada de serviço, havia uma pequena despensa com enlatados, que ficava sempre trancada.”
A garagem do Palacete Garmatter (cômodo 1 da planta porão, Figura 7) ficava no porão sob a cozinha, sendo disposta da seguinte maneira: "a garagem ficava no subsolo e, ao lado, tinha o depósito de lenha, a lavanderia, o armário para limpeza e para o jardim, etc.”
O pavimento superior no palacete abrigava a área íntima da família, mantendo as diferenças com a Rasch Haus, que abrigava áreas comuns: Subindo a escada principal, sobre a sala de refeições e com planta idêntica, temos a sala da família. Neste pavimento estão todos os quartos ocupados pela família, mais dois banheiros completos. O terceiro e ultimo pavimento destinava-se exclusivamente aos empregados.
Em palavras da neta do proprietário, “tinha um quarto para meus avós; um para o tio Julio; outro para tia Edith, seu marido e filho; e, ainda, a sala íntima, muito gostosa e bem iluminada pelos vitrais.” Afirmava ainda que “o quarto dos meus avós, no pavimento superior, era próximo ao do filho solteiro, Julio. Do outro lado, estava o quarto da filha casada, Edith, e do seu primeiro filho.” A respeito do jardim de inverno (cômodo 9 – Figura 15), relatou que “a sala utilizada por minha avó nos momentos de descanso era bem viva e iluminada pelos vitrais de motivos florais, coloridos e lindos, que vieram da França.” No último pavimento (planta sótão, Figura 16) ela revelou que “o Julio tinha um laboratório instalado na mansarda, onde ficavam os quartos do motorista – homem de confiança de meu avô, que também cuidava do jardim –, da cozinheira e da empregada.”
Utilizando destes dados, podemos supor a distribuição da ocupação dos aposentos da seguinte forma: o quarto do casal Garmatter (figura 18) ocupava o aposento ao fundo do lado esquerdo (cômodo 6 da planta pavimento superior – Figura 15), com acesso ao banheiro (cômodo 7 – Figura 15 e Figura 20) e a um pequeno hall (cômodo 8 – Figura 15) com janela para o jardim de inverno. O quarto do casal Ritzmann (cômodo 15 – Figura 15 e Figura 19) ficava nos dois aposentos na frente à direita, onde o quarto dos filhos do casal (cômodo 14 – Figura 15) continha acesso ao quarto dos pais, ao banheiro (cômodo 13 – Figura 15) e ao terraço. A sala de estar da família (cômodo 2 – Figura 15 e Figura 17) se localizava ao centro do edifício com projeção abaulada. Com as descrições não podemos definir a localização exata do quarto do filho solteiro do casal Garmatter, e a única descrição afirmava que ficava próxima ao dos pais.
Não é possível identificar quatro aposentos do pavimento superior; sendo os dois aposentos (cômodos 10 e 11 – Figura 15) do lado direito do jardim de inverno que possuía acesso ao banheiro e janelas para o jardim de inverno, e dois quartos (cômodos 3 e 4 – Figura 15) localizados na frente ao lado esquerdo da sala de estar da família, que possuía acesso ao banheiro do casal Garmatter, e a sala de estar. Quanto a estes quatro aposentos, podemos supor que os dois primeiros se destinavam ao “quarto das visitas”, como deixa a entender a neta do proprietário ao dizer que “também residiram temporariamente no palacete até construir sua casa, o quarto filho do casal Garmatter, Carlos, e sua esposa.” Quanto aos outros dois aposentos, o com acesso a sala de estar da familia, poderia ser uma antessala para os quartos, e o segundo, com acesso ao banheiro, o quarto do filho mais novo do casal Garmatter, Julio.
Com um breve relato da parte externa do edifício, o terreno era enorme [4.455,00m2]. "Nos fundos do terreno, havia um portão de serviço (rua Ermelino de Leão), um canil e um cercado com um tanque para os marrecos. Aos domingos, toda família se reunia no almoço. Os parentes e os amigos vinham com seus carros brilhando e estacionavam no pátio dos fundos", relata a senhora Glaser. Na fotografia abaixo (figura 21), podemos ver o pátio ao fundo da casa, aos pés da escadaria que tinha em suas colunas pontos de luz, e também vemos a entrada da garagem e o piso de ladrilho de cimento.
A família Garmatter residiu no palacete até 1938, quando a residência foi comprada pelo Governo do Estado do Paraná. Por fim a senhora Glaser conta o destino de seus avós após a venda da casa, “com a mudança de Edith para sua própria residência, meus avós construíram outra, no bairro das mercês e venderam o palacete para Manoel Ribas”.
No início de 1938, durante o governo do interventor Manoel Ribas, o Sr. Garmatter vendeu a casa para o governo do estado, por “… quasi 500 contos …”, segundo o jornal “Diário da Tarde”.
Em fevereiro de 1938, a sede do governo estadual foi transferida para o Palacete Garmatter que logo passou a chamá-lo de Palácio São Francisco. Com a inauguração do Palácio Iguaçu em 19 de dezembro de 1954 a sede do governo deixou o local.
Em 1961, o prédio foi cedido ao governo federal e passou a ser utilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, que ocupou-o até 1987. O prédio foi então devolvido para o governo estadual e em 28 de novembro de 1987 o prédio foi tombado e passou a fazer parte do Patrimônio Cultural do Paraná.
No anos 1960, o TRE ampliou consideravelmente a casa. No livro do tombo está escrito: “… com a construção do edifício contíguo ao Palácio, sacrificando uma de suas elevações laterais e alterando a relação volumétrica do edifício com o seu jardim e o espaço urbano da Praça João Cândido. O tombamento do Palácio diz respeito só ao edifício construído na década de 20. …”.
O restauro efetuado em 1987 recuperou o que foi possível do antigo palacete, eliminando divisórias e recuperando a divisão original das peças. Também foi feito um trabalho que revelou parte da cobertura original das paredes. Mas mantiveram a ampliação feita nos anos 1960.
Depois de restaurado o conjunto passou a ser ocupado pelo Museu de Arte do Paraná.
(Adaptado do livro Palácio São Francisco - De Residência Garmatter a Museu Paranaense, do escritor Antonio Carlos de Carvalho)
Paulo Grani

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