sábado, 18 de março de 2023

A ADESÃO DE PARANAGUÁ À REPÚBLICA.

 A ADESÃO DE PARANAGUÁ À REPÚBLICA.


Pode ser uma imagem de texto que diz "Marechal Deodoro da Fonseca Theodorico dos Santos 2001"

A ADESÃO DE PARANAGUÁ À REPÚBLICA.
No dia 15 de novembro de 1889, o chefe do Partido Republicano Brasileiro, Quintino Bocaiúva, dirigiu à redação do "Pátria Livre", de Paranaguá, um telegrama no qual comunicava que, pela madrugada, Exército e povo, confraternizados, tinham proclamado a República, e se formava um governo provisório, sob a chefia do Marechal Deodoro da Fonseca.
A notícia estourou como uma bomba no meio político que combatia a monarquia, transformando a cidade que se encheu de festa, discursos nas ruas, no Clube Republicano, em sacadas residenciais. Os associados do Clube não pouparam esforços para maior brilho das comemorações. Aumentou o número de republicanos. Avolumaram-se os adesistas.
A Câmara Municipal de Paranaguá, no dia 17 de novembro, sob a Presidência do Vereador Teodorico Júlio dos Santos, realizou uma sessão extraordinária, com a presença de todos os Vereadores, autoridades locais e grande número de convidados, com a finalidade de manifestar os seus sentimentos perante o Governo Provisório da República.
Procedida a leitura dos telegramas de Quintino Bocaiúva, Manuel Correia Defreitas, o Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, do Chefe de Polícia, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o Presidente dirigiu-se aos seus colegas de Vereança, pediu para no caso de quererem manifestar sua adesão política ao novo governo constituído, fizessem o favor de levantar-se.
Aprovada por unanimidade a adesão política ao novo governo, explodiram vivas à República dos Estados Unidos do Brasil, ao Governo Provisório, ao Povo Brasileiro e à Câmara Municipal.
Usaram da palavra os senhores Artur Ferreira de Abreu, Albino José da Silva, o Padre Marcelo Anunziata e Manuel Filipe de Araújo, todos manifestando-se favoráveis ao atual governo.
Encerrou a histórica sessão, o discurso pronunciado pelo Presidente que, ao final, declarou a adesão da Câmara e do povo ao novo Governo Provisório da República e do Paraná, erguendo vivas ao Brasil, ao Governo Provisório, ao Estado do Paraná e ao Povo Brasileiro.

Fonte primária: Freitas, Waldomiro Ferreira , História de Paranagua, das Origens à Atualidade, IHGP, 1999, 570 pag.
Foto: https://mundoeducacao.uol.com.br/.../proclamacao... - http://msinstituto.blogspot.com/.../theodorico-julio-dos... acessados em 15/1102021 por AlmirSS - IHGP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário