quinta-feira, 23 de março de 2023

O Palacete de José Ricardo dos Santos. (Teatro Raquel Costa)

 O Palacete de José Ricardo dos Santos.
(Teatro Raquel Costa)


Pode ser uma imagem de ao ar livre e palmeiras
O Palacete de José Ricardo dos Santos.
(Teatro Raquel Costa)
O magnífico palacete (assim denominado) meio assobradado, com bastantes janelas de peitoril, elegantemente envidraçadas, tendo um pátio ao lado, fechado por um portão, e na entrada de um formoso pórtico para o mesmo palacete, tem um escadório de cantaria lavrada em ordem circular, que faz realçar a beleza deste edifício; em cima tem um grandioso sótão com a vista para a Cotinga e baías; além dela o interior desse palacete tanto as portas, como os umbrais e janelas são feitas de cedro, araribá e outras madeiras de diversas cores, que envernizadas mostram sua beleza; foram mandadas fazer pelo bom gosto que tinha o cidadão paranaguense José Ricardo dos Santos, proprietário dos bergantins Cacique e Caboclo e hoje pertencentes aquelas propriedades a seus herdeiros ...(VIEIRA DOS SANTOS, 2001, p. 14.
Esse tipo de residência é um exemplo dessa transição entre as construções comuns no período Colonial e as renovações que ocorreram a partir da metade do século XIX em Paranaguá, com introdução do Ecletismo.

Foto1: A residência descrita por Vieira dos Santos, final do século XIX Fonte: IHGP
Foto2: Aquarela de William Michaud, de 1890, percebe-se a lateral desta residência com sua porta principal em arco pleno. Fonte: Pintores da Paisagem Paranaense.
Foto3: O Teatro Raquel Costa, em 2020, visto da Praça Rosa Andrade. Crédito: Giolete Babinski.

Referência: Rodrigo Jabur: As Transformações arquitetônicas e urbanas das Cidades do Litoral
Fonte primária: Santos, Antonio Viera dos, Memória Histórica de Paranaguá, IHGP, 2001
Pesquisa: Almir SS - IHGP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário