quinta-feira, 23 de março de 2023

A igreja e Capela-Mor dos Jesuítas, em Paranaguá/PR.

 A igreja e Capela-Mor dos Jesuítas, em Paranaguá/PR.


Nenhuma descrição de foto disponível.

A igreja e Capela-Mor dos Jesuítas, em Paranaguá/PR.
A igreja dos Jesuítas de Paranaguá ficava anexa ao prédio do colégio, com sua porta principal voltada para a rua da Câmara e Cadeia, atual Rua Quinze de Novembro. As obras do colégio duraram até 1759, e em 1895, esta igreja foi demolida.
Através de um levantamento gráfico do colégio, realizado por Vieira dos Santos, na metade do século XIX e publicado em sua Memória Histórica, identifica-se a igreja composta por uma planta retangular, com medidas internas de 8,50 metros de largura por 17,16 metros de comprimento, até o arco do Cruzeiro.
Contíguo ao corpo do edifício, estava um pequeno corredor que dava acesso à rua da Câmara e Cadeia (Quinze de Novembro) e também ao centro e ao fundo da igreja, por detrás do altar.
A construção de um corredor lateral nessa igreja possibilitava o acesso ao edifício de forma discreta, não interferindo, por exemplo, nas cerimônias religiosas.

Sobre a fachada desta igreja, Vieira dos Santos (2001, p. 201) comenta:
... no frontispício (fachada) da igreja em frisos, cordões, meias canas, e outros lavores, principalmente no nicho do meio, onde pretendiam colocar S. Inácio de Loiola, o grande patriarca da sua Associação, ao lado da qual estão duas grandes janelas para darem à igreja a competente claridade; seus portais; ombreiras e até mesmo a própria cimalha do remate do edifício é de cantaria (pedras de encaixe).

Em seu interior, a igreja possuía:
... o altar-mor e um colateral. A capela-mor e seu trono feito de entalhadura e molduras ao gosto daquele tempo; neste altar estavam colocadas a imagem de Nossa Senhora das Neves, em seu nicho, e outros laterais o de S. Inácio de Loiola, fundador da Companhia e o de Nossa Senhora do Terço; também tinha as imagens de S. Francisco de Paula, fundador dos Mínimos; e S. Amaro. No altar colateral ao lado do evangelho estava colocada a respeitosa imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde ... (VIEIRA DOS SANTOS, 2001, p.203)
Referência do Texto: Rodrigo Jabur
Fonte primária: Santos, Antonio Viera dos, Memória Histórica de Paranaguá, IHGP, Volume II, 2001
Foto: A igreja dos Jesuítas retratada por John Codman na metade do século XIX e publicado no livro “Ten Months in Brazil”. Fonte: CODMAN, 1867.
Pesquisa: Almir SS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário