1949- Banco do Estado do Paraná - Filial Paranaguá.
1949- Banco do Estado do Paraná - Filial Paranaguá.
A matriz do Banco do Estado do Paraná foi fundada em Curitiba em 15 de outubro de 1928, por iniciativa de Affonso Alves de Camargo, Presidente do Estado do Paraná. A instituição se destinava a atender as exigências de um mercado agrícola, comercial e industrial em crescimento.
O ciclo do café, se tornava, de repente, o grande chamariz das migrações internas, ocupando as terras do norte do Paraná. E o Banco do Estado do Paraná era, sem dúvida, a instituição financeira à altura dessa realidade emergente, para canalizar as energias produtivas, de tal modo que não se dispersassem.
Uma das primeiras medidas tomadas foi a abertura de agências no interior e instalaram-se em Paranaguá, Jacarezinho e Cambará.
(Informações obtidas no site da Associação dos Funcionários Aposentados do Banestado) — com Almir SSi em Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá - IHGP.
Todavia, o vendaval privatizante que varreu o país nos anos 90, não poupou o Banestado, que teve seu controle acionário adquirido pelo Banco Itaú em outubro de 2000.
O Banco chegou a contar, antes da privatização, com 11.000 funcionários e possuía 376 agências e 170 postos de atendimento bancário. O número de contas, nessa época, era de 436.205 pessoas físicas e 115.554 de pessoas jurídicas, incluindo o governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário