segunda-feira, 2 de maio de 2022

Em 1904, Augusto Rutz construiu e instalou em Curitiba, na Av. Marechal Floriano nº 1242 (nº atual), a elegante e moderna "Tattersal Paranaense" com suas belas carruagens de aluguel, até que mudou-se para a Praça Osório, logo depois.

 Em 1904, Augusto Rutz construiu e instalou em Curitiba, na Av. Marechal Floriano nº 1242 (nº atual), a elegante e moderna "Tattersal Paranaense" com suas belas carruagens de aluguel, até que mudou-se para a Praça Osório, logo depois.


Nenhuma descrição de foto disponível.CONHECENDO A TATTERSAL PARANAENSE

Em 1904, Augusto Rutz construiu e instalou em Curitiba, na Av. Marechal Floriano nº 1242 (nº atual), a elegante e moderna "Tattersal Paranaense" com suas belas carruagens de aluguel, até que mudou-se para a Praça Osório, logo depois.

Tattersal ? O nome Tattersall era dado a uma empresa que acomodava e cuidava de cavalos, como também para o aluguel e venda de cavalos. Expressão muito usada em alguns países da Europa desde a Idade Média.

A Tattersal Paranaense era uma cocheira que alugava requintadas carruagens, charretes e carroças para as mais diversos finalidades: casamentos, batismos, féretros, passeios, viagens, etc.

A foto de 1916, mostra a grande quantidade de veículos estacionados em frente à "Tattersal Paranaense", agora na nova sede à Praça Osório. Ali, tudo que diz respeito ao transporte puxado por animais, era encontrado. Podia-se alugar também animais de montaria. Havia também aluguel de baias onde proprietários de animais podiam deixá-los para serem alimentados, tratados, ou ainda, veículos para serem estacionados ou consertados lá.

Como podemos ver pela movimentação, ainda de manhã, cocheiros e seus carros estão prontos para atender àqueles que iriam ser levados com suas famílias para os mais diversos destinos. Além destes, a Tattersal mantinha muitos outros funcionários envolvidos na atividade: cocheiros, ferreiros, carpinteiros, ajudantes, zeladores, etc.

Esses veículos eram facilmente fretados também em outras cocheiras da cidade, que o disponibilizavam para transporte, sendo o taxi ou uber daquela época.

A lista telefônica de Curitiba, de 1913, divulgava o número do telefone de outras cocheiras que haviam no entorno do centro, mostrando que era uma atividade essencial para a cidade, apesar que os automóveis começavam a ocupar espaços nas ruas:

Fone 249 - Cocheira P. Colleres & Irmão, na Rua XV
Fone 146 - Cocheira Henrique Mehl, na Rua Marechal Deodoro
Fone 147 - Cocheira Franz Müller, na Rua C. Barradas
Fone 159 - Cocheira Augusto Rutz, na Rua Marechal Floriano
Fone 185 - Cocheira Boscardim, na Praça Osório
Fone 214 - Cocheira Joao Class, na Rua XV
Fone 75 - Cocheira Menighito, na Rua Ébano Pereira
Fone 100 - Cocheira Forbeck, na Rua Ébano Pereira.

Paulo Grani 

Nenhum comentário:

Postar um comentário