UMA VISÃO DA CURITIBA DE 1912
A publicação "Impressões do Brazil no Seculo Vinte", editada em 1913 e impressa na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., com 1.080 páginas, mostra o Brasil daquela época em texto e fotos das diversas regiões e as cidades mais importantes.
UMA VISÃO DA CURITIBA DE 1912
A publicação "Impressões do Brazil no Seculo Vinte", editada em 1913 e impressa na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., com 1.080 páginas, mostra o Brasil daquela época em texto e fotos das diversas regiões e as cidades mais importantes.
Destaquei o histórico trecho nela contido, acerca de Curitiba:
"Curitiba, capital do estado do Paraná, fica situada 900 metros acima do nível do mar e é cortada por três pequenos tributários do Rio Iguaçu. As terras em volta da cidade são ligeiramente onduladas e de assombrosa fertilidade. O clima, conquanto sujeito a grandes variações de temperatura, é todavia salubre e admiravelmente apropriado ao pinho brasileiro (Araucaria brasiliensis). Estas terras produzem também abundantemente os frutos europeus, cereais etc.
Curitiba foi elevada vila nos últimos anos do século XVII e, com o advento do Império do Brasil, recebeu o título de cidade. Atualmente, a população de Curitiba orça por 50.000 habitantes. Nos últimos dez anos, foram notáveis os progressos realizados por esta importante cidade do Sul do Brasil. Atualmente é uma cidade moderna, com ruas largas e bem calçadas, iluminada à luz elétrica e servida por uma boa rede de tramways elétricos.
Os edifícios públicos, todos de belo aspecto, estão muito bem situados. Entre eles, convém mencionar o palácio do governo, o Congresso Estadual, a Câmara Municipal, o hospital, a penitenciária, o Correio e várias escolas públicas que sobremodo honram a capital paranaense. A instrução pública merece dos governos estadual e municipal a maior atenção, como provam cerca de 500 escolas espalhadas por todo o estado. Em Curitiba, as escolas primárias são cuidadas com desvelo, pois que as autoridades têm em mira oferecer as maiores vantagens para a instrução gratuita da população.
Entre os estabelecimentos de ensino de Curitiba, são dignos de nota o Jardim da Infância, a Escola de Artes e Ofícios, denominada Escola Carvalho, e o Ginásio Paranaense. A Escola Americana é um notável instituto de ensino particular, dirigido por duas senhoras norte-americanas. Possui também a cidade uma biblioteca e um museu.
Os parque e jardins são belíssimos, pela exuberância de vegetação como pelo bom gosto com que andam tratados. Das praças e ruas da cidade, cumpre destacar a Praça General Osório e a Rua 15 de Novembro, pela beleza dos edifícios que as margeiam. O Jardim Botânico, que constitui um dos mais lindos e freqüentados pontos da cidade, possui valiosas coleções botânicas. Entre as igrejas sobressai a Catedral, com soberbas linhas arquitetônicas e admiravelmente situada. Como instituições de caridade, há a Santa Casa da Misericórdia, que presta os mais relevantes serviços, e um bom asilo para alienados.
Atualmente, acha-se Curitiba ligada por estrada de ferro a São Paulo e Rio de Janeiro, aos estados do Sul e a Paranaguá. Este e o de Antonina são os portos de mar para saída de seus produtos.
Curitiba possui um indústria muito progressiva, sobressaindo os engenhos para o beneficiamento de mate e as serrarias onde as excelentes madeiras do estado são desdobradas para a exportação.
O comércio é como a indústria, muito importante, contando-se várias casas notáveis pelo seu capital e avultadas transações que efetuam. Concluídas as numerosas linhas férreas agora em via de construção, e que ligarão Curitiba às riquíssimas zonas do interior do estado, mais ainda se acentuará o progresso, já tão notável, da capital até Paranaguá."
(Foto: Fotocomposição publicada no livro citado)
Paulo Grani
Nenhum comentário:
Postar um comentário