quinta-feira, 5 de maio de 2022

Em 1916, a via que liga a região norte-sul de São Paulo foi oficialmente inaugurada com o nome do mártir da Independência.

 Em 1916, a via que liga a região norte-sul de São Paulo foi oficialmente inaugurada com o nome do mártir da Independência.


Pode ser uma imagem de ‎ao ar livre, monumento e ‎texto que diz "‎HOMENAGEM A TIRADENTES بنلت Serie B No. 29. São Paulo.‎"‎‎Em 1916, a via que liga a região norte-sul de São Paulo foi oficialmente inaugurada com o nome do mártir da Independência. Mas a avenida Tiradentes já existia desde antes de seu homenageado, Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), existir e era chamada de Estrada Real de Guarepe, o nome de um rio que corria por ali. No fim do século 19, o local ainda era bem rural, com porcos e galinhas correndo livres pelas ruas. Já no século 20, Antonio da Silva Prado (1840-1929), que foi prefeito da cidade entre 1899 e 1911, fez do lugar uma das vitrines de sua gestão: alinhou o traçado da rua margeada por palacetes (foto), criou uma faixa dupla para o tráfego e plantou muitas árvores. Em 1909, um estrangeiro registrou sua impressão: “a gente se sente em Paris”. Com fotografia de Guilherme Gaensly, registro da avenida em 1921.
: A foto mostra uma rua larga e arborizada, com árvores nas duas calçadas e na ilha, que divide as faixas para o tráfego. Às margens da avenida há palacetes, e também vemos postes de energia elétrica ao longo do caminho. Ao lado esquerdo da imagem está escrito: Homenagem a Tiradentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário