A 1ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, EM 1916
"A inauguração da exposição teve a presença do Presidente do Estado, Affonso Alves de Camargo que compareceu ao evento acompanhado de sua esposa Etelvina e de sua filha Emy, além de seu ajudante de ordens o Tenente Euclides do Valle. Várias outras personalidades seguiram de Curitiba para o município vizinho a fim de prestigiar o evento, entre as quais destacamos a presença de: Caetano Munhoz da Rocha (secretário da Fazenda, Agricultura e Obras Públicas), Lindolpho Pessoa (chefe de polícia), Coronel João Antonio Xavier (prefeito de Curitiba), Coronel Santerre Guimarães (administrador dos Correios), Desembargador Bem-vindo do Amaral, Doutor Moreira Garcez (diretor da Obras Públicas), Romualdo Baraúma, Jayme Bayllão (representante do Congresso do Estado) [...].
No dia 1o de abril de 1916, às 13 horas o Presidente do Estado Affonso Camargo chegou na casa do Prefeito Francisco Killian onde ocorreu um almoço. Os nomes destacados acima, e outros mais, tomaram lugar à mesa. Num brinde com champanhe feito por Affonso Camargo foi considerada aberta a exposição e às 14 horas os convidados seguiram para o prédio da Câmara Municipal onde os produtos estavam expostos.
Na chegada foram recebidos por crianças das escolas públicas que cantavam o hino nacional e cobriam de flores o presidente do estado. As crianças foram regidas pelos professores Rosalina Soffiatti Camargo, Amelia Doin e Jorge Mansos do Nascimento Teixeira. Uma orquestra sob a regência do maestro Henrique Radwski executou durante todo o tempo em que o presidente do Estado Affonso Camargo esteve no local da exposição várias peças de seu repertório.
Adentrando o recinto, Pamphilo d’Assumpção, cercado pela comissão organizadora, composta por Francisco Killian, José Cezar de Mello Sampaio, Zdenek Gayer, Witold de Bialynia Koreski e Carlos Dominike fez uso da palavra saudando o presidente do Estado, Affonso Camargo em nome do município e convidando-o, juntamente com o prefeito Francisco Killian para descerrarem as cortinas que vedavam a entrada da Câmara Municipal abrindo oficialmente a exposição. Affonso Camargo adentrou o recinto, acompanhado de numerosas pessoas que subscreveram a ata da inauguração da 1a Exposição Regional de São José dos Pinhais.
OS PRODUTOS DA EXPOSIÇÃO
A exposição foi montada em quatro compartimentos. Mesas e prateleiras serviram de mostruários. Estavam cheias de produtos de todo tipo. Um dos compartimentos estava integralmente ocupado por produtos do campo de experiências “Gayerovo” do agrônomo Zdenek Gayer.
Haviam os mais variados produtos expostos: agrícolas, pecuários e industrializados. Foram expostos: milho, cevada, centeio, trigo de diversas qualidades, batatas, ervilhas, alfafa, abóboras, morangas, mandioca aipim, nabos, beterrabas, batata-doce, melancias, pepinos, repolhos, cenouras, mel de abelha, mel pau, broa de centeio, cerveja, queijo, compotas de butiá, de ameixas do Japão, de marmelo, de pêssego, de goiaba, geleia de uva, de frutas (peras, maçãs, marmelo do Japão), vinhos de diversas qualidades, flores, plantas de ornamentos, além de outros produtos da lavoura, da indústria e do comércio.
O jornal Diário da Tarde alertava que não deveria ser cobrado o pedágio na barreira do Banhado, que durante os oito dias de exposição essa passagem deveria ser franca e manda um “lembrete” para o secretário Caetano Munhoz para liberar de isenção de pagamento os automóveis e carros dos visitantes que passariam por essa barreira para irem visitar a exposição de São José.
Não temos um registro oficial do número de visitantes que teriam passado pela Exposição Regional nesses 8 dias de duração, mas o livro ouro consta com 671 assinaturas desde a ata de inauguração até o termo de encerramento.
O ENCERRAMENTO
Foi grande o número de pessoas presentes no encerramento da 1a Exposição Regional de São José dos Pinhais que contou com o Batalhão de Tiro Rio Branco que executou seu tema de combate simulado que era o ataque e a defesa da cidade de São José que acabou às 9 horas. Depois foram para o largo da Matriz com as armas e a rapaziada espalhou-se pelas ruas da cidade. Às 13 horas ocorreu o encerramento oficial da exposição. Tomou assento o prefeito Francisco Killian, que convidou Julio Pernetta (inspetor agrícola) para sentar-se à sua direita. Fez uso da palavra o Coronel João de Abreu (orador oficial). Em seguida foi feita a entrega dos prêmios, lendo Witold de Bialynia a lista dos expositores que foram premiados. Feita a distribuição, foram entregues os diplomas de menção honrosa, num total de 35. Ainda falaram Julio Pernetta, Witold de Bialynia e Gregorio Rosendo Passos. Essa solenidade foi acompanhada por uma orquestra e pela banda do Tiro Rio Branco. O evento encerrou com um almoço ofertado pelo prefeito Francisco Killian aos visitantes.
O incentivo à produção agrícola foi reforçado pelo governo municipal com a organização dessa exposição regional de produtos genuinamente paranaenses, onde os expositores que se destacaram receberam ferramentas agrícolas como prêmios, principalmente arados. No dia da inauguração o prefeito Francisco Killian convidou as pessoas designadas em cartões previamente preparados e os colocarem nos objetos agrícolas expostos, escolhendo cada um o objeto que preferia ligar o seu nome. [...] ".
Compilação de: revistasufpr.br - Dissertação de Ana Crhistina Vanali)
(Foto: Museu Atilio Rocco)
Paulo Grani.
foto: Inauguração da exposição regional de São José dos Pinhais. Foto tirada em frente ao local da exposição – Câmara Municipal. Ladeado por várias autoridades está, à esquerda, o Prefeito Francisco Killian. Entre outros compareceram ao ato inaugural: Caetano Munhoz da Rocha, Affonso Camargo, Correia de Freitas, Pamphilo d' Assunção. Marins Camargo, Major César Sampaio, Júlio Pernetta, Moreira Garcês, Zdenek Gayer, Alcídio Sprenger Vianna e Padre Carlos Dworaczk.
Nenhum comentário:
Postar um comentário