sexta-feira, 6 de maio de 2022

CONHECENDO O COLYSEO CORITIBANO " [...] o Colyseo Coritibano, inaugurado em 1905, foi o primeiro parque de diversões da cidade, funcionava na Rua Emiliano Perneta, esquina com Voluntários da Pátria. Foi lá que começou a funcionar o primeiro cinematógrafo fixo da capital paranaense.

 CONHECENDO O COLYSEO CORITIBANO
" [...] o Colyseo Coritibano, inaugurado em 1905, foi o primeiro parque de diversões da cidade, funcionava na Rua Emiliano Perneta, esquina com Voluntários da Pátria. Foi lá que começou a funcionar o primeiro cinematógrafo fixo da capital paranaense.

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Cartão Postal do Colyseo Coritibano, em 1906.
Foto: Mercado Livre
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Festa da Primavera no Colyseo Coritibano, em 1911.
Foto: gazetadopovo.com.br.

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Entrada do auditório do Cinematógrafo do Colyseo, em 1906.
Foto: gazetadopovo.com.br

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Público no auditório do cinematógrafo, em 1906.
Foto: gazetadopovo.com.br

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Propaganda do Cinematógrafo em periódico da época.
Foto: Arquivo Público do Paraná

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Propaganda do Coliseo na revista curitibana Olho da Rua, em 1913.
Foto: revistascuritibanas.ufpr.br

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Propaganda do Coliseo na revista curitibana Olho da Rua, em 1913.
Foto: revistascuritibanas.ufpr.br
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Quiosques, bazares, pátio e instalações do Colyseo, em 1906.
Foto: gazetadopovo.com.br. Coluna

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Cartão Postal do Colyseo Coritibano, em 1906.
Foto: Mercado Livre. Gurís

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Cartão Postal do Colyseo Coritibano, em 1906.
Foto: Mercado Livre. Gurís

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Aspecto do auditório do Colyseo.

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Propaganda do Colyseu Curitibano na revista A Carga, de 1907.

CONHECENDO O COLYSEO CORITIBANO
" [...] o Colyseo Coritibano, inaugurado em 1905, foi o primeiro parque de diversões da cidade, funcionava na Rua Emiliano Perneta, esquina com Voluntários da Pátria. Foi lá que começou a funcionar o primeiro cinematógrafo fixo da capital paranaense. Antes disso, existiam apenas sessões ambulantes – elas passavam por Curi­tiba e se dirigiam a outras cidades do Brasil.
No Colyseo, era apresentado o cosmorama, uma série de paisagens de vários países, observadas por aparelhos ópticos que as ampliavam, os mareoramas (uma máquina que simulava um navio e submetia seus espectadores às ondas e à brisa do mar, exibindo imagens de praias), a Fonte Luminosa (um jogo de luzes), o zonofone (um precursor do gramofone), o polifone (uma espécie de caixinha de música) etc.
Entre essas atividades multi-disciplinares, havia ainda galinhas que colocavam ovos de ouro, a máquina que imprimia cartões e que lia a sorte, a barraca do tiro ao alvo, o carrossel mecânico e outros.
Nas fábricas, diziam que havia uma espécie de ‘ser mágico’ que transformava ma­deira em papel. No lazer não foi diferente: o carrossel e o cinematógrafo despertavam o interesse mais pelo modo como funcionavam do que pela diversão que proporcionavam”, [...]
a população de Curi­tiba sentava para assistir às sessões do cinema. Pri­meiramente não era o enredo do filme que chamava a atenção, mas sim a vontade de saber como funcionava o sistema de projeção. [...] Curitiba passava, naquela época, pelo encantamento das máquinas.
As sessões também eram um encontro social: precedidas por um evento promovido pelas autoridades e pela imprensa. Falava-se das melhorias do cinema, das no­­vas aquisições e da censura. Os cronistas dos jornais eram convidados a participar das sessões, pois assim davam publicidade ao Colyseu nos jornais [...]
Casamento Infantil, Troça de Estudantes, Ladrões de Igreja e Viva a Vida de Solteiro, eram alguns dos títulos das sessões da época. Mas foi somente quando o cinema começou a exibir imagens das próprias pessoas e da cidade onde elas viviam é que aumentou a preocupação em ver o que estava passando na tela. [...] “Entre as atrações locais estava um filme que apresentava a viagem na estrada de ferro do Paraná e outro que mostrava o desfile dos Volun­tários da Pátria na Rua XV.
Nos primeiros cinco anos de funcionamento, o Colyseo teve como função central ser um parque de diversões. Já por volta de 1910, ele se transformou também em casa de show, no estilo dos atuais music halls, com apresentações de teatros, dançarinas e bandas locais. “Até hoje não se sabe ao certo qual era o público que gostava de frequentar o parque – se era a população mais rica ou a menos favorecida. A verdade é que o preço do bilhete para entrar no cinema era mais barato que o de uma ópera” [...]
Nos jornais da época [...] falava-se em belas mulheres que frequentavam o parque Co­­lyseo com seus trajes finos; no en­­tanto, os cronistas narravam também as brigas que aconteciam no local, de pessoas que se amontoavam na porta do cinema para conseguir entrar, com direito a empurrões e pontapés. O cinematógrafo da época também não escapou da censura: criticavam-se os filmes sobre adultério, roubo e pilhagem. Um jornal chegou a escrever que o cinematógrafo exibia filmes que abalavam os alicerces sociais; portanto, era uma má escola.
O parque funcionou ininterruptamente até 1915; depois disso, caiu em decadência, principalmente porque passou a ser mal frequentado. Mas a essa altura o bichinho do cinema já havia pegado os curitibanos: logo que o Co­­lyseo fez sucesso, outros locais também começaram a projetar filmes, como o antigo Theatro Guayra, o Hauer, o Éden, o Central Park, o Smart e o Mignon.".
(Adaptado do texto de Pollianna Milan, historia@gazetadopovo.com.br, baseado no livro Fábrica de Ilusões, de Angela Brandão).
Paulo Grani

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