segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Fichas de ingresso cunhadas pela diretoria do antigo Theatro Hauer, de Curitiba, urilizadas para acesso às dependências do citado teatro.

 Fichas de ingresso cunhadas pela diretoria do antigo Theatro Hauer, de Curitiba, urilizadas para acesso às dependências do citado teatro.

Localizava-se na rua Mateus Leme, esquina com a rua 13 de Maio, foi construído em 1889 por Joseph Hauer e Ludovico Carlos Egg, ambos imigrantes alemães e moradores da região de Curitiba.
O local foi o segundo teatro da história da cidade e em 1891 começou a funcionar com apresentações teatrais que ficavam por conta da Companhia Dramática Alemã.
Na primeira ficha, no anverso, consta "Theatro Hauer - L.C.E. - Curityba" e, no reverso, o valor "500". Na outra, repete-se o texto e o valor é "200". A sigla L.C.E. refere-se às iníciais de Ludovico Carlos Egg, socio de Joseph Hauer.
A família Hauer chegou em Curitiba na década de 1860, dedicando-se desde então ao comércio, tornando-se uma das famílias mais relevantes do município.
Sentindo uma carência de espaços para apresentações culturais, providenciaram a construção de uma casa de espetáculos, então o Theatro Hauer, inaugurado em 1891 com a estréia da Companhia Dramática Alemã que excursionou pelo Brasil à época.
No final de 1900, a Companhia Apollo veio a Curitiba e realizou uma apresentação com um cinematógrafo. No teatro aconteciam também festas e reuniões.
Em uma dessas reuniões ocorreu a fundação do Coritiba Football Club, em 1909.
Com o passar do tempo o local passou a ser administrado pelas companhias de teatro, até seu fechamento nos anos 1930.
(Fotos: internet)
Paulo Grani






Nenhum comentário:

Postar um comentário