Fichas de ingresso cunhadas pela diretoria do antigo Theatro Hauer, de Curitiba, urilizadas para acesso às dependências do citado teatro.
Localizava-se na rua Mateus Leme, esquina com a rua 13 de Maio, foi construído em 1889 por Joseph Hauer e Ludovico Carlos Egg, ambos imigrantes alemães e moradores da região de Curitiba.
O local foi o segundo teatro da história da cidade e em 1891 começou a funcionar com apresentações teatrais que ficavam por conta da Companhia Dramática Alemã.
Na primeira ficha, no anverso, consta "Theatro Hauer - L.C.E. - Curityba" e, no reverso, o valor "500". Na outra, repete-se o texto e o valor é "200". A sigla L.C.E. refere-se às iníciais de Ludovico Carlos Egg, socio de Joseph Hauer.
A família Hauer chegou em Curitiba na década de 1860, dedicando-se desde então ao comércio, tornando-se uma das famílias mais relevantes do município.
Sentindo uma carência de espaços para apresentações culturais, providenciaram a construção de uma casa de espetáculos, então o Theatro Hauer, inaugurado em 1891 com a estréia da Companhia Dramática Alemã que excursionou pelo Brasil à época.
No final de 1900, a Companhia Apollo veio a Curitiba e realizou uma apresentação com um cinematógrafo. No teatro aconteciam também festas e reuniões.
Em uma dessas reuniões ocorreu a fundação do Coritiba Football Club, em 1909.
Com o passar do tempo o local passou a ser administrado pelas companhias de teatro, até seu fechamento nos anos 1930.
(Fotos: internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário