PALÁCIO GARIBALDI
Histórica foto da fachada da Sociedade Garibaldi, de Curitiba, obtida em 01/05/1900 pelo fotógrafo Adolpho Volk, estando reunida em sua frente boa parte de seus sócios e familiares.
Essa foto foi publicada no raro livro intitulado “Il Brasile e Gli italiani”, impresso em Milão e posteriormente no Brasil em 1906 pela Editura Fanfula, em São Paulo. Essa editora tinha uma estreita relação com a colônia italiana no Brasil no final do século 19 e início do século 20.
A Sociedade Garibaldi, fundada em 1883, nasceu da idéia de se congregar, sob um mesmo ideal, os imigrantes italianos em Curitiba. A sede na Praça Garibaldi foi projetada por Ernesto Guaita, engenheiro e agente consular da Itália.
O Palácio, iniciado em 1887, foi concluído em 1904. A fachada, em estilo neoclássico, só ficou pronta em 1932, uma obra do arquiteto João de Mio.
Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, o Palácio foi desapropriado pelo governo, teve uso como Palácio da Justiça e sede do Tribunal Regional Eleitoral. Foi devolvido à Sociedade somente em 1962.
Em 1988, o Palácio Giuseppe Garibaldi foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, mas continua como sede da Sociedade Garibaldi."
Paulo Grani
Nenhum comentário:
Postar um comentário