segunda-feira, 29 de maio de 2023

Gayjin Plox: Helicóptero VZ-8 Airgeep Jeep com rifle sem recuo. No espírito de "tudo é possível"!

 Gayjin Plox: Helicóptero VZ-8 Airgeep Jeep com rifle sem recuo. No espírito de "tudo é possível"!


Pode ser uma imagem em preto e branco de 2 pessoas, hidroavião, helicóptero e texto

Há poucas pessoas neste mundo que se perguntam: "O que aconteceria se fabricasse um jeep que pudesse voar?" Parece mais o tipo de coisa que faria uma aluno do jardim da infância desenhando com um giz de cera do que algo que alguém realmente tentasse desenhar, mas teve alguém que, bem... realmente fez. Especificamente uma empresa chamada Piasecki, um fabricante especialista em projetos de decolagem vertical.

A companhia tentava desenvolver máquinas que pudessem se elevar do solo como um helicóptero, mas que fossem bem menores e fáceis de controlar. Isto fez com que fosse o candidato perfeito para o Comando de Pesquisa de Transporte do Exército dos EUA, que pretendia desenvolver o que, em essência, era um jeep voador.

A Piasecki assegurou-se de que os controles fossem bastante acessíveis. Pareciam quase os de um helicóptero, motivo pelo qual qualquer piloto habilidoso poderia facilmente assumir o controle do que foi batizado como Model 59K Sky Car, que podia controlar a direção do estabilizador e aterrissar sobre três rodas.

No exército ficaram contentes com o resultado, e Piasecki mudou o nome de sua nave para Airgeep VZ-8P. Mais tarde foi equipado com motores mais potentes aprovados para ficar à altura dos padrões militares. O primeiro vôo aconteceu em junho de 1959. Todos estavam tão entusiasmados que o enviaram de imediato à Marinha para que pudessem testá-lo também.

A Marinha decidiu que o motor do Exército deixava bastante a desejar, e o substituiu com uma turbina AiResearch 331-6, que era mais leve e mais potente. O novo VZ-8P sofreu tantas mudanças que a Piasecki começou a chamar esta nova versão de modelo "B".

No começo tinha dois assentos, mas desde esta revisão passou a ser equipado com dois assentos ejetáveis para o piloto e o artilheiro, bem como três assentos adicionais para passageiros. O trem de aterrissagem foi melhorado significativamente, e a Marinha incluiu também dispositivos de flutuação em caso que tivesse que fazer um amerissagem.

O Airgeep era então capaz de voar a várias centena de metros de altura e também bem acima do solo, já que era o lugar onde se supunha que passariam a maior parte do tempo, já que assim evitariam que fosse detectado pelos radares.

De todas as opções que o Exército estava considerando, o modelo de Piasecki foi o mais impressionante. Infelizmente, os militares não ficaram de todo convencidos. Decidiram que todo este conceito de fabricar um jeep voador era besteira e provavelmente não teria muita utilidade no meio de um combate real. Todo o projeto foi descartado, e o Exército voltou a se centrar no desenvolvimento de helicópteros. Uma pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário