sábado, 27 de maio de 2023

Mesmo depois de 1000 anos, os antigos moinhos de vento persas de eixo vertical ainda estão em operação hoje.

 Mesmo depois de 1000 anos, os antigos moinhos de vento persas de eixo vertical ainda estão em operação hoje.


Pode ser uma imagem de monumento e ao ar livre

Localizado nas planícies áridas e varridas pelo vento do nordeste do Irã, a 48 quilômetros da fronteira com o Afeganistão, a pequena vila de Nashtifan mantém as tradições antigas vivas em meio aos ventos da mudança. A cidade abriga alguns dos primeiros moinhos de vento do mundo, e as estruturas ainda estão em uso hoje. Ao longo da extremidade sul da cidade, uma parede de terra de 20 metros de altura protege os residentes dos vendavais abrasivos. O muro alto abriga duas dúzias de moinhos de vento de eixo vertical, em sua maioria funcionais, que datam do tempo dos antigos persas.

Estima-se que as estruturas, feitas de argila, palha e madeira, tenham cerca de 1.000 anos, usadas para transformar grãos em farinha. A área é conhecida por seus ventos excepcionalmente poderosos e, na verdade, o nome Nashtifan é derivado de palavras que se traduzem como "picada de tempestade".

Durante os turbulentos meses de inverno, as lâminas de madeira feitas à mão giram com uma velocidade surpreendente e se mostram uma maravilha da engenharia e da ventilação passiva. Com reparos periódicos nas turbinas, essas estruturas de barro bem construídas podem durar séculos, desde que haja zeladores dispostos a mantê-las.

As paredes altas que enquadram os moinhos de vento suportam as turbinas e canalizam o fluxo de ar como a garganta elíptica em um túnel de vento primitivo. Ao contrário dos moinhos de vento do estilo Dom Quixote, o design persa é movido por arrasto em vez de elevação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário