quarta-feira, 31 de maio de 2023

A Linha Internacional de Data ziguezagueia através do Oceano Pacífico a cerca de 180° de longitude.

 A Linha Internacional de Data ziguezagueia através do Oceano Pacífico a cerca de 180° de longitude.


Nenhuma descrição de foto disponível.

O que é a linha internacional de data?

Por Anne Buckle

A Linha Internacional de Data (IDL) é uma linha imaginária na superfície da Terra que define o limite entre um dia e o outro.

A Linha Internacional de Data ziguezagueia através do Oceano Pacífico a cerca de 180° de longitude.

Onde está a linha internacional de data?

A Linha Internacional de Data (IDL) está localizada a cerca de 180° leste (ou oeste). Está a meio caminho do meridiano principal (0° longitude), o ponto de referência dos fusos horários, que passa por Greenwich, Reino Unido.

A linha de data vai do Pólo Norte ao Pólo Sul e marca a divisão dos hemisférios ocidental e oriental. Não é reta, mas curvas em torno de massas de terra e fronteiras nacionais. Por exemplo, ele se inclina para o leste no Estreito de Bering entre a Ásia e a América do Norte, deixando o Cabo Dezhnev na Rússia um dia antes do Cabo Príncipe de Gales no Alasca, embora estejam separados por apenas 80 km (50 milhas).

Dias diferentes em ambos os lados

A Linha de Data Internacional é o limite onde cada dia do calendário começa e também é conhecida como “Linha de Demarcação” porque separa duas datas do calendário: Quando você cruza a linha de data viajando para o leste, você subtrai um dia e, se cruzar a linha viajando para o oeste, você adiciona um dia.

Por exemplo, Kiribati e Havaí estão em lados diferentes da linha de data. Se você viajasse da capital de Kiribati Tarawa para a capital do estado do Havaí Honolulu, teria que atrasar o relógio 22 horas, efetivamente voltando no tempo, pelo menos no calendário.

Nem sempre 24 horas

Dependendo do fuso horário seguido pelo país, a diferença horária em ambos os lados da linha nem sempre é de 24 horas. Por exemplo, se você viajar 1.061 km (659 mi) ao longo da linha de data de Ilha Baker para Tokelau, deverá adicionar 25 horas ou 1 dia e 1 hora.

Três datas ao mesmo tempo

Todos os dias, entre 10h e 11h59 UTC, três datas de calendário diferentes são usadas simultaneamente na Terra.

Por exemplo, 2 de maio às 10h30 UTC, é 23h30 (23h30) de 1º de maio na Samoa Americana (UTC-11), 06h30 (6h30) de 2 de maio em Nova York (UTC -4) e 00:30 (12:30 am) em 3 de maio em Kiritimati (UTC+14).

Mudanças na linha de data

A Linha Internacional de Data não é definida pela lei internacional, cabendo aos diferentes países escolher a data e o fuso horário que desejam observar.

Em 1994, a República de Kiribati alinhou os fusos horários do país ignorando 1º de janeiro de 1995 na parte do país que ficava a leste da linha de data. Ao adicionar 24 horas aos relógios nas Ilhas Phoenix e Line, eles colocaram um entalhe na linha de data, movendo-a até a longitude leste de 150°.

Em 2011, Samoa mudou seu fuso horário de UTC-11 para UTC+13 deslocando a linha de data para o oeste e removendo 30 de dezembro de 2011 do calendário. Eles fizeram isso para facilitar o comércio com Austrália e Nova Zelândia, e Tokelau seguiu Samoa pelos mesmos motivos.

A linha de data náutica

A Linha Internacional de Data é de fato, o que significa que não é baseada no direito internacional e não deve ser confundida com a Linha Náutica de Data, que segue o meridiano de 180° do Pólo Norte ao Pólo Sul. Ao contrário da Linha Internacional de Data, cujo curso é determinado pelos países que fazem fronteira com ela, a Linha Náutica de Data é definida por acordos internacionais.

Elaborado em 1884

O meridiano de 180° foi selecionado como base para a Linha Internacional de Data porque ele atravessa principalmente o escassamente povoado Oceano Pacífico Central. Isso foi decidido na Conferência Internacional do Meridiano em 1884 em Washington, D.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário