domingo, 28 de maio de 2023

Mulheres na Ciência : As Computadoras de Harvard

 Mulheres na Ciência : As Computadoras de Harvard


Pode ser uma imagem de 9 pessoas e pessoas em pé

Talvez você nunca tenha ouvido falar delas, mas são responsáveis por grandes avanços na astronomia e na astrofísica, desvendando os segredos das estrelas.

Em 1875 o diretor do Harvard Observatory, Edward Pickering, estava insatisfeito com o trabalho de seus computadores e declarou que até mesmo sua empregada faria um trabalho melhor. Acontece que sua empregada não era qualquer pessoa, era Williamina Fleming, uma professora escocesa que não conseguia emprego, pois era mãe solteira e acabou indo trabalhar como empregada na casa de Pickering. Depois foi trabalhar em Harvard.

Em 1800 as mulheres não podiam frequentar universidades e nem trabalhar nos Institutos. O papel geral das mulheres era ficar em casa e cuidar das famílias.

Os astrônomos homens observavam as estrelas à noite através dos telescópios. Mas Edward Pickering teve a ideia de fotografar o céu á noite e analisar as fotos durante o dia, cansava menos os olhos e obtinha muito mais informações. Mas para isso precisou de mais funcionários e resolveu contratar mulheres, pois assim poderia pagar salário menor do que se fossem homens.

Pickering então contratou cerca de 80 mulheres de 1875 a 1900. Com certeza ele não imaginava que muitas delas fariam descobertas extraordinárias, como exemplos:

Williamina Fleming desenvolveu um sistema de classificação baseado na quantidade relativa de hidrogênio observada nos espectros de estrelas. Ela descobriu a primeira anã branca, descobriu a Nebulosa Cabeça de Cavalo e catalogou cerca de 10.000 estrelas.

Annie Jump Cannon melhorou o sistema de classificação de Fleming, criou o sistema que é usado até hoje e baseia-se na temperatura e divide as estrelas em suas classes espectrais O, B, A, F, G, K e M. Ela classificou mais de 300.000 estrelas.

Antonia Maury trabalhou muito com espectroscopia e refinou a classificação de Cannon introduzindo mais três subdivisões que reconheciam a largura e a nitidez das linhas dos espectros estelares. Isso foi vital na formulação do diagrama HR (Hertzprubg-Russel) que determina a idade e prevê a vida e morte das estrelas.

Cecilia Payne, cientista responsável pela descoberta da composição química do Sol (hidrogênio e Hélio) enquanto todos acreditavam que ele tinha a mesma composição da Terra.

Herietta Leavitt descobriu a Relação Período x Luminosidade, que deu lugar ao cálculo de distâncias no universo. Ela foi até indicada ao Prêmio Nobel por isso. Para se ter uma ideia da importância dessa relação período x luminosidade, o astrônomo Harlow Shapley mediu o tamanho da Via Láctea em 100 mil anos luz.

Outro astrônomo, Edwin Hubble, também baseou-se na descoberta de Henrietta para provar que Andrômeda não era uma Nebulosa e sim uma outra Galáxia, distante 2 milhões de anos luz e que o Universo vai muito além da nossa galáxia. Hubble ainda descobriu que as galáxias estavam se afastando umas das outras, fato que gerou a ideia da Teoria do Big Bang. Eu particularmente penso que Henrietta Leavitt merecia um Prêmio Nobel.

https://astropontos.org/.../07/as-computadoras-de-harvard/

Grupo: Divulgação de fatos e conhecimentos: ciências e afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário