domingo, 28 de maio de 2023

Os soviéticos acompanharam o pouso na Lua: leiam até o final.

 Os soviéticos acompanharam o pouso na Lua: leiam até o final.


Nenhuma descrição de foto disponível.

Quando foi anunciado que os americanos partiriam para a Lua a bordo da Apollo 11, em 16 de julho de 1969, a União Soviética decidiu reagir: lançar a Luna-15 três dias antes.

Foi uma missão robótica secreta, enviar cosmonautas para a Lua estava fora de questão, mas havia uma maneira de encobrir a amargura da perda na guerra espacial. O Luna-15 foi planejado para ser o primeiro veículo a coletar em solo lunar e trazê-lo de volta à Terra. O objetivo era secreto, e o lançamento foi deliberadamente previsto para três dias antes da missão dos EUA.

No exato momento em que os norte-americanos puseram os pés na Lua, a URSS estava rodando sobre suas cabeças.

No instante em que Armstrong dava seu pequeno passo/salto gigantesco e coletavam solo lunar, a Luna-15 orbitou acima deles nada menos do que 52 vezes. Duas horas antes da decolagem da Apollo 11 na superfície lunar, a liderança soviética decidiu que era agora e deu, enfim, a ordem para pousar. Apenas alguns minutos depois que a nave soviética começou sua descida, ela inesperadamente caiu em uma montanha e parou de transmitir dados de volta ao controle da missão. Fracasso!

Ingleses observavam os soviéticos

O drama dos soviéticos estava sendo observado na Terra por cientistas britânicos no Observatório Jodrell Bank. Eles estavam ouvindo o tráfego de voz de ambas as missões simultaneamente com a ajuda de um radiotelescópio.

De repente, eles perceberam que a Luna-15 não estava lá apenas para tirar fotos da superfície lunar, mas que a intenção era pousar. Os cientistas exclamaram: “Está pousando!” e continuaram na escuta. Suas últimas e um tanto esquisitas palavras na gravação são: “Digo, esse foi realmente um drama da mais alta ordem”

Quatro minutos depois, Luna-15 pousou – colidindo contra uma montanha. O aparelho caiu na superfície, onde seus restos ainda devem estar. O historiador espacial Asif Siddiqi, em seu livro “Desafio para Apollo”, escreveria mais tarde: “Houve uma pequena ironia em toda a missão. Mesmo que não houvesse um atraso crítico de dezoito horas na tentativa de aterrissagem, e mesmo que a Luna 15 tivesse pousado, coletado uma amostra de solo e retornado à Terra em segurança, sua pequena cápsula de retorno pousaria em território soviético duas horas e quatro minutos após a aterrissagem da Apollo 11. A corrida tinha, na verdade, acabado antes de começar.”

Moral da história: O pouso na Lua foi acompanhado pelos ingleses e soviéticos através dos controles da Luna-15, através de satélites, radiotelescópios e transmissões por sinais de rádio. Eles nunca aceitariam a hipótese dos americanos não terem descido na Lua, ainda mais com a Guerra Fria e milhões gastos nas missões.

Agora, aqueles que duvidam das Apollos 11 - 12 - 14 - 15 - 16 e 17 terem pousado na Lua, que encontrem provas vindas dos soviéticos, pois ele s acompanharam tudo passo a passo!

Vídeo com os ingleses acompanhando a Luna-15: youtube.com/watch?v=MJthrJ5xpxk&t=14s

Vídeo da ABD-News: https://www.youtube.com/watch?v=Lmn4OIyVC_A

Grupo de estudos, ciências e afins: https://www.facebook.com/groups/320662222359793/?ref=share

Nenhum comentário:

Postar um comentário