quarta-feira, 31 de maio de 2023

Panulirus ornatus (conhecido por uma série de nomes comuns, incluindo lagosta tropical, lagosta ornamentada,lagosta espinhosa ornamentada e lagosta tropical ornamentada)

 Panulirus ornatus (conhecido por uma série de nomes comuns, incluindo lagosta tropical, lagosta ornamentada,lagosta espinhosa ornamentada e lagosta tropical ornamentada)


Nenhuma descrição de foto disponível.

Panulirus ornatus (conhecido por uma série de nomes comuns, incluindo lagosta tropical, lagosta ornamentada,lagosta espinhosa ornamentada e lagosta tropical ornamentada) é uma grande lagosta espinhosa comestível com 11 estágios larvais que foram criados com sucesso em cativeiro.

Panulirus ornatus tem uma ampla distribuição geográfica no Indo-Pacífico, desde o Mar Vermelho e KwaZulu-Natal no oeste até Japão e Fiji no leste. Essas lagostas podem ser encontradas em profundidades rasas, normalmente não mais profundas que 50 metros. Na maior parte de sua distribuição, a lagosta é pescada com rede ou arpão, enquanto no nordeste da Austrália existe uma pesca comercial desde 1966 e a colheita da espécie é regulamentada pela Autoridade do Parque Marinho da Grande Barreira de Corais. A espécie agora também ocorre no Mediterrâneo, tendo invadido como um migrante lessepsiano através do Canal de Suez.

A espécie é responsável por apoiar uma série de pescarias no Vietnã, Papua Nova Guiné, Estreito de Torres na Austrália e outras regiões do Indo-Pacífico. Com tanto estresse em uma única espécie para fins comerciais, países como Austrália e Indonésia iniciaram práticas bem-sucedidas de aquicultura.

A dieta P. ornatus consiste em uma variedade de invertebrados, desde bivalves a gastrópodes e até mesmo outros pequenos crustáceos. Essas lagostas dependem de carotenoides para obter energia, bem como outros benefícios funcionais, incluindo sucesso reprodutivo, desenvolvimento pós-larval, antioxidantes e até mesmo resistência ao estresse. Muitas dessas espécies de lagostas dependem da alimentação de crustáceos durante a reprodução em uma instalação de aquicultura. Dentro desses alimentos, um dos componentes mais importantes são os carotenóides, especificamente astaxantina. Muitos alimentos também dependem de nutrientes de mexilhões de lábios azuis e verdes, mas experimentos mostraram que o nível de carotenóides oferecido apenas por esses alimentos não é suficiente para o desenvolvimento das lagostas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário