quinta-feira, 25 de maio de 2023

Coisas que você provavelmente nunca soube sobre os Grandes Lagos.

 Coisas que você provavelmente nunca soube sobre os Grandes Lagos.


Pode ser uma imagem de texto

1. O Lago Superior na verdade não é um lago, mas um mar interior.

2. Todos os outros quatro Grandes Lagos, mais três do tamanho do Lago Erie, caberiam dentro do Lago Superior.

3. Isle Royale é uma enorme ilha cercada pelo Lago Superior. Dentro desta ilha existem vários lagos menores. Sim, isso é um lago dentro de um lago.

4. Apesar de seu enorme tamanho, o Lago Superior é uma formação extremamente jovem para os padrões da Terra (apenas 10.000 anos).

5. Há água suficiente no Lago Superior para submergir toda a América do Norte e do Sul em 30 centímetros de água.

6. O Lago Superior contém 3 quatrilhões de galões de água (3.000.000.000.000.000). Todos os cinco Grandes Lagos combinados contêm 6 quatrilhões de galões.

7. O Lago Superior contém impressionantes 10% da água doce da superfície do mundo.

8. Estima-se que existam cerca de 100 milhões de trutas no Lago Superior. Isso é quase um quinto da população humana da América do Norte!

9. Existem pequenas saídas por onde a água sai do Lago Superior. Leva dois séculos para que toda a água do lago se reponha.

10. O Lago Erie é o quarto maior Grande Lago em área de superfície e o menor em profundidade. É o 11º maior lago do planeta.

11. Supostamente existe um “monstro” de 30 a 40 pés de comprimento no Lago Erie chamado Bessie. O primeiro avistamento registrado remonta a 1793.

12. A água do Lago Erie se renova em apenas 2,6 anos, o que é notável considerando que a água do Lago Superior leva dois séculos.

13. A publicação original de The Lorax, do Dr. Seuss, continha a frase: “Ouvi dizer que as coisas estão tão ruins quanto no Lago Erie”.
Quatorze anos depois, o Ohio Sea Grant Program escreveu a Seuss para defender que as condições haviam melhorado. Ele removeu a linha.

14. O lago Erie não é apenas o menor Grande Lago quando se trata de volume, mas também é cercado pela maior parte da indústria.
Dezessete áreas metropolitanas, cada uma com população de mais de 50.000 habitantes, fazem fronteira com a bacia do Lago Erie.

15. Durante a Guerra de 1812, os EUA venceram os britânicos em uma batalha naval chamada a Batalha do Lago Erie, forçando-os a abandonar Detroit.

16. A linha costeira de todos os Grandes Lagos juntos equivale a quase 44% da circunferência do planeta.

17. Se não fosse o Estreito de Mackinac, o Lago Michigan e o Lago Huron poderiam ser considerados um só lago.
Hidrologicamente falando, eles têm o mesmo nível médio de água e são considerados um lago.

18. O Keystone State foi um dos maiores e mais luxuosos navios a vapor de madeira durante a Guerra Civil.
Em 1861, desapareceu. Em 2013, foi encontrado 30 milhas a nordeste de Harrisville sob 175 pés de água.

19. Goderich Mine é a maior mina de sal do mundo. Parte dela corre sob o Lago Huron, a mais de 500 metros de profundidade.

20. Abaixo do Lago Huron, existem estruturas de pastoreio de animais de 9.000 anos usadas por povos pré-históricos de quando os níveis de água eram significativamente mais baixos.

21. Existem enormes sumidouros no Lago Huron com grandes quantidades de enxofre e baixas quantidades de oxigênio, quase replicando as condições dos antigos oceanos da Terra há 3 milhões de anos. Ecossistemas únicos estão contidos dentro deles.

22. O Lago Huron é o segundo maior entre os Grandes Lagos e o quinto maior do mundo.

23. Em tamanho, o Lago Michigan ocupa o terceiro lugar entre os Grandes Lagos e o sexto entre todos os lagos de água doce do mundo.

24. O Lago Michigan é o único Grande Lago inteiramente dentro das fronteiras dos Estados Unidos.

25. As maiores dunas de areia de água doce do mundo se estendem às margens do Lago Michigan.

26. Como a água entra e sai do Lago Michigan pelo mesmo caminho, leva 77 anos a mais para que a água se reponha do que em Huron, apesar de sua semelhança em tamanho e profundidade. (Lago Michigan: 99 anos, Lago Huron: 22 anos).

27. Quando a temperatura do Lago Michigan está abaixo de zero, isso acontece.

28. Dentro do Lago Michigan existe um “triângulo” com uma reputação semelhante ao Triângulo das Bermudas, onde ocorreu uma grande quantidade de “desaparecimentos estranhos”. Também houve supostos avistamentos de OVNIs.

29. Singapore, Michigan, é uma cidade fantasma nas margens do Lago Michigan que foi enterrada sob a areia em 1871. Devido às severas condições climáticas e à falta de recursos para a reconstrução após o grande incêndio de Chicago, a cidade foi perdida completamente.

30. Em meados do século 19, o Lago Michigan tinha um problema de pirataria. Seu espólio: madeira. Na verdade, o desaparecimento de Cingapura se deve em grande parte à área rapidamente desmatada ao redor da cidade.

31. Jim Dreyer nadou pelo lago Michigan em 1998 (65 milhas) e, em 2003, nadou por toda a extensão do lago Michigan (422 milhas).

32. O Lago Michigan foi o local do primeiro “desastre dos Grandes Lagos” registrado, no qual um navio transportando 600 pessoas colidiu com uma escuna que transportava madeira para Chicago. Quatrocentas e cinquenta pessoas morreram.

33. O Lago Ontário é o menor dos Grandes Lagos em área de superfície e o segundo menor em profundidade. É o 14º maior lago do planeta.

34. A província de Ontário recebeu o nome do lago, e não vice-versa.

35. Em 1804, um navio de guerra canadense, His Majesty's Ship Speedy, afundou no Lago Ontário. Em 1990, o caçador de naufrágios Ed Burtt conseguiu encontrá-lo.
Só que ele não tem permissão para recuperar nenhum artefato até que um local aprovado pelo governo para exibi-los seja encontrado. Ele ainda está esperando.

36. Babe Ruth fez seu primeiro home run na liga principal no Hanlan's Point Stadium em Toronto. Ele pousou no Lago Ontário e acredita-se que ainda esteja lá.

37. Um lago na lua de Saturno, Titã, recebeu o nome de Lago Ontário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário