quinta-feira, 25 de maio de 2023

Origem do nome e do bairro Boqueirão, em Curitiba.

 Origem do nome e do bairro Boqueirão, em Curitiba.


Nenhuma descrição de foto disponível.

A Fazenda Boqueirão foi o local que deu origem ao bairro curitibano do Boqueirão.
A Fazenda Boqueirão tinha aproximadamente 1.000 alqueires e foi propriedade, por mais de um século, da família do Major Theolindo Ferreira Ribas.

Terra fértil e muito banhado nas proximidades dos rios: Iguaçu e Belém, as terras, originalmente, foram de propriedade do Sargento-Mor Antonio José Ferreira (português que nasceu em Braga). Por questões de herança as terras passaram para o Coronel Manoel Antonio Ferreira e o Major Theolindo (Theolindo foi neto de Antonio José e filho de Manoel Antonio). Ao receber, como herança do pai em 1885, Theolindo (filho primogênito) recebeu 960 alqueires da fazenda e em 1910 vendeu a propriedade para Victor Ferreira do Amaral, que comprou em sociedade com seu filho, Homero Ferreira do Amaral e seu genro, Alexandre Harthey Gutierrez.

Em 1933 as famílias Amaral e Gutierrez criaram a Companhia Territorial Boqueirão e dividiram os 960 alqueires em 1.200 lotes urbanos e algumas dezenas de lotes coloniais e com o passar do tempo e o desenvolvimento da região local da outrora Fazenda Boqueirão, transformou-se em um dos mais importantes bairros da capital paranaense.

Sede da Fazenda Boqueirão. Em pé a esquerda o dono da Fazenda, Major Theolindo Ferreira Ribas. (Foto de 1900)

Arquivo Público (F.C.C.) e acervo família Moreira Brandão.

(por Márcio Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário