quinta-feira, 25 de maio de 2023

Bairro Portão, em Curitiba - em tempos idos. HISTÓRIA BAIRRO DO PORTÃO

 Bairro Portão, em Curitiba - em tempos idos.
HISTÓRIA BAIRRO DO PORTÃO


Nenhuma descrição de foto disponível.
Um dos bairros mais antigos de Curitiba, a história do Portão não pode ser separada da região que o circunda: os bairros da Vila Guaíra, Lindóia, Fani, Parolin, Água Verde, Vila Izabel, Rebouças, Prado Velho, Novo Mundo, Vila Leão, Bettega, Formosa, CIC, Capão Raso, Pinheirinho, Sítio Cercado, Bairro Novo e da Fazendinha, principalmente.
Portão - Instalação do Asfalto na Avenida República Argentina em 1952
O bairro do Portão é um bairro da zona oeste de Curitiba onde habitam 40.735 pessoas e que ocupa uma área de 5,69 km².
O nome Portão surgiu dos conflitos entre lavradores e tropeiros pelos campos de criação de gado e que acabaram determinando caminhos e o surgimento de cercas e portões.
A passagem e o comércio de animais procedentes de Curitiba e dos Campos Gerais levou à instalação de um posto de fiscalização na região, que deu origem ao nome do bairro: Portão.
Em 1893, a estrada de ferro que ligava Curitiba a Paranaguá foi prolongada pelo interior até Ponta Grossa, passando pela região onde hoje é o bairro do Portão, gerando a cancela ferroviária.
O grande marco da evolução do nosso bairro situa-se no fim do século passado, em torno do transporte de madeira e erva-mate.
Nos dias de hoje, a região é altamente desenvolvida, possuindo grande centro comercial e bancário, inclusive pelo fato da proximidade com a CIC Cidade Industrial e com os bairros também maravilhosos.
Jair Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário