segunda-feira, 29 de maio de 2023

Há mais de 100 anos, esta torre telefônica em Estocolmo conectava 5.000 linhas telefônicas!!

 Há mais de 100 anos, esta torre telefônica em Estocolmo conectava 5.000 linhas telefônicas!!


Pode ser uma imagem em preto e branco de arranha-céu

À medida que você passa o dia carregando seu smartphone, é fácil esquecer que houve um tempo em que os telefones precisavam ser conectados com fios.

Na verdade, em algumas cidades, havia muitos fios conectando telefones.

De 1887 a 1913, esta incrível Torre Telefônica serviu como o maior centro telefônico da capital da Suécia, Estocolmo. Cerca de 5.000 linhas telefônicas foram conectadas aqui. O prédio era tão admirado que, mesmo depois de desativado em 1913, ganhou status de prédio histórico até ser destruído por um incêndio 40 anos depois.

Em 1887, a Stockholms Allmänna Telefon AB ordenou a construção de uma torre permitindo a conexão de cerca de 5.500 linhas telefônicas aéreas. Era realmente um número gigantesco para uma época em que o primeiro carro Ford, por exemplo, ainda estava a décadas de distância.
Em uma época em que as mensagens demoravam semanas para cruzar os oceanos, esta torre era um farol de progresso, permitindo a comunicação instantânea em toda a cidade.
Foi um gigante não nas proporções físicas, mas na magnitude de seu impacto. Mas depois de se tornar uma impressionante maravilha tecnológica e escurecer os céus de Estocolmo com cabos, tornou-se obsoleto à medida que a tecnologia melhorava.

A torre telefônica de Estocolmo estava à frente de seu tempo. Mas, infelizmente para ela, os tempos mudaram muito rapidamente. As empresas começaram a usar cabos subterrâneos cada vez mais em áreas urbanas. Em 1913, o cabeamento subterrâneo foi concluído para Estocolmo, e a necessidade do propósito inicial da torre desapareceu. Depois de 1939, passou a fazer publicidade para a Nordiska Kompaniet.

No coração de Estocolmo, a maravilha arquitetônica narra silenciosamente histórias de uma era passada - uma era de conexões, conversas e saltos tecnológicos. A imponente treliça de fios e metal tornou-se um testemunho do surgimento da comunicação moderna, ao mesmo tempo em que previa a rapidez com que as coisas podem mudar na tecnologia.
Nesta incrível foto - cortesia do Tekniska Museet, temos um vislumbre de como o mundo estava conectado há mais de um século.

A torre foi danificada por um incêndio em 1952 e demolida no ano seguinte. A concha restante permaneceu como um marco até que também pegou fogo em 1953 e foi demolida.
Mas seu legado permanece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário