domingo, 28 de maio de 2023

PLINIO SALGADO E OS INTEGRALISTAS EM CURITIBA

 PLINIO SALGADO E OS INTEGRALISTAS EM CURITIBA


Nenhuma descrição de foto disponível.

Plinio Salgado e o núcleo Integralista, em Curitiba.


Nenhuma descrição de foto disponível.


Nenhuma descrição de foto disponível.

Sessão de encerramento do Congresso Integralista. Plínio Salgado encontra-se sentado ao centro. Blumenau, 1935.


Nenhuma descrição de foto disponível.

Saudação adotada pelos jovens Integralistas, 1937.


Nenhuma descrição de foto disponível.


Nenhuma descrição de foto disponível.


Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível." ... Em fevereiro de 1932, Plínio fundou a Sociedade de Estudos Políticos (SEP), que congregava os principais intelectuais simpáticos ao fascismo. Meses depois, ele lança o Manifesto de Outubro, que apresentava as diretrizes para a fundação de um novo partido político, a "Ação Integralista Brasileira-AIB". Em fevereiro de 1934, no I Congresso Integralista, em Vitória, Plínio confirmou sua autoridade absoluta sobre a entidade recém-fundada, tendo recebido o título de "chefe nacional" da AIB.
A AIB tinha como base de apoio imigrantes italianos, grande parte da comunidade portuguesa, as classes alta e média e militares, especialmente na Marinha. Conforme o partido crescia, Vargas tinha no integralismo sua única base de apoio mobilizada no espectro da direita, que se extasiava com sua repressão de cunho fascista contra a esquerda brasileira.
Em 23 de julho de 1934, ocorreu a cerimônia oficial de instalação da sede Provincial da AIB no Paraná. A sede localizava-se num sobrado sito à Rua Barão do Rio Branco, no 129. O periódico "A Offensiva" registrou o aparecimento “em Curityba dos seus primeiros camisas-verdes, perto de 50 novos companheiros”.
Em agosto de 1934, publicou-se o primeiro jornal da AIB no Paraná, denominado "O Integralista". Seu redator-chefe era o acadêmico João Alves da Rocha Loures Sobrinho, secretário da Secção Universitária da Província. O primeiro número, um pasquim de 4 páginas, tem claramente a missão de mostrar aos paranaenses o sentido e as diretrizes gerais do movimento. Rocha Loures Sobrinho, em texto inaugural intitulado "A Nossa Revolução", busca mostrar a amplitude da revolução integralista, para além da nação, com o discurso:
"Estamos vivendo o fim de uma cultura. A ideia moderna, o espirito moderno, o archisatisfeito seculo XIX, como fala José Ortega y Gasset, os “immortaes principios” da Revolução Francesa, o artificialismo profundo da concepção liberal da vida, emfim, essa imensa falta do senso do Real e da Finalidade está desaparecendo do mundo. A nossa época forja com os dados reais da vida e do mundo, do homem e da sociedade, a cultura autthentica dos tempo novos. É a Revolução Integral, que se implanta dominando o sentido do seculo. É a maior synthese social da Historia, em contraposição ao analytismo impotente ou ás hypotheses imperfeitas do passado".
Em setembro de 1934, Plínio Salgado fez sua primeira visita à Província, após a fundação oficial, percorrendo Curitiba e Ponta Grossa. Tratava-se de uma viagem circular pelo Sul do país, região onde o Integralismo começara a mostrar números relevantes de adesões. Em Curitiba, no dia 20, Plinio Salgado, acompanhado por Miguel Reale, proferiu uma conferência no Teatro Guaíra, descrita pelo A Offensiva como "um dos mais significativos acontecimentos que já se registraram na capital do Paraná. Uma assistencia formidavel applaudiu delirantemente as palavras de Plinio Salgado e de Miguel Reale".
Em Ponta Grossa, os líderes do Integralismo promoveram também uma conferência no Teatro Éden e visitaram o Ginásio Regente Feijó, cujo diretor era Brasil Pinheiro Machado. Nesse período, a cidade despontava como um promissor núcleo integralista, que, em menos de um ano, atingiria cerca de 500 filiados.
O movimento durou só até 1937.
Origem: Wikipédia.
(Crédito fotos: snh2011.anpuh.org, Pinterest, Wikipédia)
Paulo Grani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário