Haiku Stairs, a "Escada para o Céu", Havaí
A Escada Haʻikū, também conhecida como Escada para o Céu ou Escada Haʻikū, é uma estrutura íngreme de degraus de aço que fornecia acesso de pedestres às antigas Instalações de comunicação da Marinha dos EUA na ilha de Oʻahu, Havaí. Os mais de 3.000 degraus se estendem ao longo da cordilheira Ko'olau de Oahu. O caminho já foi usado como trilha para caminhadas em vários momentos, mas não é aberto ao público. O conselho da cidade votou por remover as escadas em 2021.
Em 1942, os empreiteiros da Marinha dos EUA iniciaram a construção da Estação de Rádio Haʻikū, uma instalação secreta que seria usada para transmitir sinais de rádio para navios da Marinha que operavam no Pacífico. A fim de obter a altura necessária para as antenas, a Marinha as estendeu pelo Vale Haʻikū, um anfiteatro natural. Algumas partes remanescentes da escada de madeira ainda podem ser vistas ao lado dos degraus de metal.
A estação de rádio foi comissionada em 1943. Para transmitir um sinal tão poderoso, a Marinha precisava de um transmissor de maior capacidade do que era possível com a tecnologia de tubo de vácuo da época. Eles, portanto, decidiram por um alternador Alexanderson, um enorme dispositivo capaz de gerar poderosos sinais de rádio de baixa frequência e que requer uma grande antena.
Quando a Naval Air Station Kaneohe Bay foi transferida para o Corpo de Fuzileiros Navais como Marine Corps Air Station Kaneohe Bay na década de 1950, a Guarda Costeira usou o local da Estação de Rádio Haiku para uma estação do Sistema de Navegação Omega. Em meados da década de 1950, as escadas de madeira foram substituídas por seções de degraus e rampas de metal - em uma contagem, 3.922 degraus. A Guarda Costeira permitiu o acesso na década de 1970, mas parou após uma aparição na série de tv Magnum P.I., tendo um aumento da visitação. A estação e a trilha foram fechadas ao público em 1987.
Em agosto de 2012, o cantor e comediante do Don Tiki, Fritz Hasenpusch, morreu de ataque cardíaco durante a subida da escada Haʻikū, no entanto, nunca houve ferimentos graves ou mortes acidentais nas escadas.
Houve vários ferimentos leves na última década em torno das escadas, no entanto, entre 2021 e 2022, houve mais ferimentos e resgates de caminhantes que tentavam acessar o topo das escadas pela trilha agora ilegal via Moanalua cume, que é mais longo e mais difícil, resultando em muitos caminhantes sendo resgatados “perto das escadas Haʻikū” e não nas próprias escadas.
Em 2014, seis pessoas foram presas e 135 foram citadas por subir escadas. O Ministério Público da cidade disse que invasão criminal em segundo grau acarreta multa de US $ 1.000
Nenhum comentário:
Postar um comentário