terça-feira, 2 de maio de 2023

MUELLER & IRMÃOS, IMIGRANTES QUE "FORJARAM" CURITIBA

 MUELLER & IRMÃOS, IMIGRANTES QUE "FORJARAM" CURITIBA


Nenhuma descrição de foto disponível.Nenhuma descrição de foto disponível.

MUELLER & IRMÃOS, IMIGRANTES QUE "FORJARAM" CURITIBA
Foi uma pequena oficina, criada em 1878, por um imigrante suíço da cidade de Aarau, chamado Gotlieb Mueller, de profissão ferreiro, que funcionava na antiga Estrada do Assungui, atualmente Rua Mateus Leme. Naquele começo, ele instalou uma pequena oficina para dar assistência aos carroções que iam carregados de erva-mate aos portos de Paranaguá e Antonina, para exportação.
No ano de 1883, Gotlieb Mueller, ampliou os negócios, instalou uma serralheria onde eram produzidos maquinários pesados para empresas de transporte ferroviário.
Aos poucos foram surgindo novos barracões ao redor, formava se ai um complexo fabril que produzia pregos, ferraduras, fogão a lenha, ferro de passar roupa, lareiras, postes de ferro, bancos de praças, e mais uma centena de outros produtos e máquinas. Juntaram-se às atividades os filhos mais velhos de Gotlieb e o genro e formaram a Mueller e Filhos.
Em 1902 morre o Gotlieb, a família administra a empresa ainda por mais sete anos. Outros acionistas ingressam a partir deste ponto, dando origem à (Fundição) Mueller Irmãos & Cia. e ao nome fantasia Fábrica Industrial Marumbi e durou até a década de 1980. Antes de ser adquirida por um grupo nacional, as instalações da Fundição Mueller Irmãos Ltda, foram transferidas para a Vila Guaíra, na Av. Wenceslau Braz.
Com a saída da fabrica, o prédio manteve-se erguido, mas não tinha uma destinação certa. Foi quando, em 1978, os empresários Milton Gurtensten e Salomão Soifer visualizaram o potencial do edifício para abrigar um shopping center, considerada uma ousadia até então inédita em Curitiba.
Com a confirmação dos estudos de viabilidade, a compra do prédio foi concretizada e, em 1981 foram iniciadas as obras para uma verdadeira reciclagem do edifício antigo, mas com a manutenção das características originais.
As obras duraram dois anos e chegava a hora de escolher um nome para o primeiro Shopping Center de Curitiba.
(fonte/fotos: curitibaantigamenteeregiaoemfotos, pinterest, curitibaantiga).
Paulo Grani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário