quinta-feira, 18 de maio de 2023

A substância mais cara da Terra ‘custa US$ 62 trilhões por apenas um grama’ !!!

 A substância mais cara da Terra ‘custa US$ 62 trilhões por apenas um grama’ !!!


Nenhuma descrição de foto disponível.

Diamantes e ouro podem ser as primeiras substâncias a vir à mente quando se fala em materiais caros, mas a substância mais cara do mundo é, na verdade, a antimatéria ...

Essa substância misteriosa tem cativado cientistas por décadas e desempenhou um papel central no filme Anjos e Demônios, de 2009, estrelado por Tom Hanks. A antimatéria possui carga elétrica oposta à matéria e, quando entram em contato, ocorre uma explosão massiva.

A antimatéria é extremamente rara, o que contribui para seu alto custo. Só pode ser produzida usando o Grande Colisor de Hádrons (LHC) do CERN.

Em 1999, cientistas da NASA estimaram que criar um grama de antihidrogênio ou antimatéria custaria cerca de 62 trilhões de dólares. Steven Farmer, autor do livro Strange Chemistry, de 2017, confirma essa estimativa de preço, observando que o custo é de aproximadamente 62,5 trilhões de dólares por grama, sem ajuste de inflação. Isso equivale a cerca de 312,5 trilhões de reais.

Essa é uma cifra impressionante, especialmente quando comparada à projeção do Fundo Monetário Internacional de que a economia mundial passe dos 100 trilhões de dólares esse ano.
Apesar de seu custo astronômico, a antimatéria tem um potencial notável como fonte de energia. Se aproveitada com segurança, poderia abastecer viagens espaciais intergalácticas.
Atualmente, pequenas quantidades de antimatéria são usadas em tomógrafos por emissão de pósitrons (PET), uma técnica de imagem médica para examinar o fluxo sanguíneo e outras funções corporais.
O alto custo da antimatéria pode ser atribuído à tecnologia complexa necessária para criá-la. Operar o LHC do CERN é extremamente caro, com um custo anual de cerca de 1 bilhão de dólares.

Apenas a eletricidade custa 23,5 milhões de dólares por ano. Para criar antimatéria, partículas devem colidir a velocidades de 99,99% da velocidade da luz, o que requer uma enorme quantidade de energia – o suficiente para abastecer uma grande cidade. O Science To Go estima que levaria cerca de 100 bilhões de anos para criar um grama inteiro de antimatéria.

Grupo: Divulgação de fatos e conhecimentos: ciências e afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário