quinta-feira, 18 de maio de 2023

Novas formas de vida encontradas nas profundezas da Antártida estão “quebrando todas as regras” !!!

 Novas formas de vida encontradas nas profundezas da Antártida estão “quebrando todas as regras” !!!


Pode ser uma imagem de ártico e cratera

No coração congelado da Antártica, escondida sob uma imensa plataforma de gelo a cerca de 260 quilômetros (161 milhas) do oceano aberto, encontra-se um segredo impressionante: uma próspera comunidade de enigmáticas formas de vida, desafiando as regras conhecidas da biologia.
Esta notável descoberta foi feita pela British Antarctic Survey enquanto se esforçavam para obter uma amostra de núcleo de sedimento das profundezas da Plataforma de Gelo Filchner-Ronne ...

Mergulhando a incríveis 900 metros no gelo, a broca encontrou um obstáculo inesperado – um pedregulho. Ao examinarem mais de perto, os pesquisadores descobriram que uma vibrante colônia de estranhas criaturas marinhas fixas havia feito sua casa sobre esta rocha, agarrando-se tenazmente à sua superfície (foto abaixo). Esses organismos se assemelham a esponjas, mas podem representar várias espécies totalmente desconhecidas.

A revelação desafia nosso entendimento da vida na Terra. Expedições passadas encontraram pequenos predadores e detritívoros móveis, como peixes, vermes e krill, em habitats antárticos semelhantes. No entanto, os seres recém-descobertos são sésseis, o que significa que permanecem fixos no local, incapazes de se mover.

Tais criaturas geralmente dependem de alimentos que passam por elas, enquanto atuam como filtradores.
No entanto, esses organismos habitam longe da água aberta e da luz solar, envoltos em trevas eternas e suportando temperaturas gélidas de -2,2 °C. Os pesquisadores estimam que a comunidade está a até 1.500 quilômetros a montante da fonte de fotossíntese mais próxima, levantando questões intrigantes sobre suas fontes de energia e nutrientes.
O Dr. Huw Griffiths, biogeógrafo e autor principal do British Antarctic Survey, expressa seu espanto com as muitas perguntas levantadas por esta descoberta. Como essas criaturas vieram parar aqui e como se sustentam? Há quanto tempo ocupam este reino isolado? Será que tais pedregulhos cobertos de vida são comuns? Seriam esses seres da mesma espécie encontrada fora da plataforma de gelo ou seriam descobertas totalmente novas? E o que aconteceria com eles se a plataforma de gelo entrasse em colapso?
O Dr. Griffiths se maravilha com o acidente fortuito que levou a esta fascinante descoberta, que iluminou a incrível adaptabilidade da vida marinha antártica a um mundo congelado e inóspito.

Os organismos podem obter sua energia por meio de meios alternativos, como água de degelo glacial ou processos quimiotróficos provenientes de vazamentos de metano. No entanto, para desvendar o mistério, a equipe precisa coletar amostras dessas enigmáticas criaturas, um desafio assustador, considerando sua localização remota.

Fonte: British Antarctic Survey https://www.bas.ac.uk/.../discovery-of-life-beneath.../

Grupo: Divulgação de fatos e conhecimentos: ciências e afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário