segunda-feira, 8 de maio de 2023

CONSIDERADA A PRIMEIRA MISS BRASIL, EM 1923

 CONSIDERADA A PRIMEIRA MISS BRASIL, EM 1923


Nenhuma descrição de foto disponível.


Nenhuma descrição de foto disponível.
CONSIDERADA A PRIMEIRA MISS BRASIL, EM 1923
"A graciosa senhorita Zézé Leone continua a ser alvo de extraordinárias manifestações de apreço e sympathia. De quase todos os pontos do paiz, a vencedora do concurso nacional de belleza feminina tem recebido innúmeras felicitações. Os pedidos de autographos, photographias e de entrevistas têm sido sem conta, de fórma que a jovem pouco tempo tem tido para repousar, nesses últimos dias".
Assim começava uma importante matéria da edição do dia 7 de abril de 1923 de A Tribuna, de Santos. Zézé Leone, como era grafado o nome de Maria José Leone, ganhara quatro dias antes o primeiro concurso nacional de beleza do País, uma espécie de precursor do Miss Brasil.
O concurso fora organizado pelo jornal A Noite e a Revista da Semana, ambos do Rio de Janeiro, cuja disputa abrangeu grande parte dos Estados do Brasil.
A "mulher mais bonita do Brasil", ou a "rainha da formosura", como era também conhecida, tinha 20 anos quando se tornou exemplo de beleza nacional. Nascida em Campinas, em 1º de dezembro de 1902, era filha de Francisco Vanni Leone e Perpétua Duarte Leone e há 15 anos morava em Santos com a família.
Zezé Leone inspirou um cine-documentário em 35 mm – Sua majestade, a mais Bella –, exibido em salas de cinema de São Paulo. A jovem foi protagonista da produção de 72 minutos, fez propagandas do Biotônico Fontoura e ainda virou nome de locomotiva da Central do Brasil, de marcha de Carnaval e de doce.
Depois de vencer o concurso de mulher mais bela do País, casou-se com o advogado Lincoln Feliciano da Silva, no dia 8 de maio de 1924. Contudo, na década de 30, o casal se divorciou e Zezé mudou-se para São Paulo, onde conheceu o advogado Marcos Ribeiro dos Santos. A rainha da formosura se casou novamente e, anos depois, mais uma vez, divorciou-se.
No dia em que faleceu, Zezé estava na casa da irmã, Leonor, com quem morava na época. "É bonito que saia a história dela", afirma Vilma. "Como não teve filhos, o que ela tinha, deixou para mim".
Compilado de: novomilenio.inf.br
(Fotos: Pinterest, novomilenio.iinf.br, memoriasantista.com.br)
Paulo Grani

Nenhum comentário:

Postar um comentário