sexta-feira, 12 de maio de 2023

HUGO SIMAS, mais um dos fundadores do Centro de Letras do Paraná, e que muito contribuiu na área da Justiça

 HUGO SIMAS, mais um dos fundadores do Centro de Letras do Paraná, e que muito contribuiu na área da Justiça


Nenhuma descrição de foto disponível.

HUGO SIMAS, mais um dos fundadores do Centro de Letras do Paraná, e que muito contribuiu na área da Justiça
.
Jurista, escritor, poeta e jornalista
*23.10.1883, Paranaguá; + 27.10.1941
.
Hugo Simas, um dos fundadores do CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ, e que muito contribuiu na área da Justiça
.
HUGO SIMAS
Jurista, escritor, poeta e jornalista
*23.10.1883, Paranaguá; + 27.10.1941
.
Hugo Gutierrez Simas, primeiro ocupante da cadeira número 23 da Academia Paranaense de Letras, nasceu em Paranaguá, Paraná, dia 23 de outubro de 1883, filho do republicano Fernando Simas e Helena Simas.
.
Depois dos estudos preliminares em Paranaguá, seguiu para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito.
.
Ao retornar, exerceu a Promotoria Pública, em Antonina.
.
Foi um dos fundadores da Universidade do Paraná e do Centro de Letras do Paraná, em 1912. Mais tarde, catedrático, lecionou várias disciplinas. Dirigiu a Biblioteca e o Instituto de Assistência Judiciária. Militou no jornalismo político, redigindo artigos para o Diário da Tarde e Diário do Comércio.
.
Elegeu-se deputado estadual, porém não se adaptando às injunções políticas, renunciou ao mandato para voltar à carreira jurídica.
.
Em 1921, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde praticou intensa advocacia e exerceu o cargo de consultor jurídico do Lloyd Brasileiro.
.
Em 1931, foi chamado para integrar a Comissão Legislativa na 7ª Subcomissão de Direito Marítimo, quando redigiu os Livros II e III do Projeto do Código Marítimo, obra de fôlego, fazendo também, comentários ao Código de Processo Civil.
.
Em 1938, publicou o Compêndio de Direito Marítimo Brasileiro e, no ramo de Direito Aéreo, elaborou o Código Brasileiro do Ar, em 1939.
Antes, porém, em 1932, retornara a Curitiba, quando fora nomeado Procurador-Geral do Estado. No ano seguinte, desembargador do Tribunal de Justiça, então Tribunal de Apelação.
.
Ocupou a presidência do Tribunal Eleitoral, em 1937.
.
Além das publicações na área do Direito, foi autor de obras literárias, tais como “Na Festa de Clóris (1913); O Crime do Hotel Biela (1915); Olavo Bilac (1919); Paranaguá e a República (1940); Romance de Amor do Poeta (1941); O Comando de Caxias na Guerra do Paraguai.
.
Conferencista, suas crônicas andam espalhadas pelos nossos periódicos acobertadas sob alguns dos seus pseudônimos, como “Clódio de Toledo”, “Menarcho de Samos”, “Poty Veniero” e “Santos Gomes”.
.
Redigiu, a pedido do Ministro da Justiça, o anteprojeto da Lei Orgânica dos Transportes. Foi jurista da mais alta expressão e prestígio.
.
Faleceu em Curitiba, dia 27 de outubro de 1941.
Fonte: Gazeta do Povo – 27 de setembro de 1997. ”
.
Pelo seu feito à nossa cidade e estado, Hugo Simas empresta seu nome a uma das principais avenidas de Curitiba.
.
Fonte: Do livro “Um século de Cultura – História do Centro de Letras do Paraná 1912/2012”, por Antônio Celso Mendes, Ernani Costa Straube e Paulo Roberto Karam 

Nenhum comentário:

Postar um comentário