terça-feira, 16 de maio de 2023

Por que os guardas reais do Reino Unido usam aqueles chapéus peludos e altos ???

 Por que os guardas reais do Reino Unido usam aqueles chapéus peludos e altos ???


Pode ser uma imagem de 3 pessoas

Você está passeando pelas ruas de Londres e, de repente, os vê. Figuras imponentes vestidas com túnicas vermelhas marcantes e chapéus peludos altos e pretos que parecem que poderiam te devorar no café da manhã. Você não consegue evitar encarar, enquanto se pergunta: “Por que diabos alguém se vestiria assim?”
Bem-vindo ao fascinante mundo dos guardas da rainha britânica. E deixa eu te contar, há muito mais por trás dessas roupas chamativas do que parece.

É verdade – esses trajes não são apenas para se mostrarem. Eles foram criados com um grande objetivo em mente: causar medo nos corações de eventuais inimigos. E lá pelos idos de 1800, quando os britânicos enfrentavam Napoleão e seus asseclas, era exatamente isso que esses uniformes faziam. Chapéus de pele de urso imponentes, confere. Túnicas vermelhas vibrantes, confere. Uma presença formidável e inesquecível no campo de batalha? Confere em dobro.
Agora, você deve estar pensando: “Tá, entendi o fator medo, mas por que chapéus de pele de urso?” Bem, é aí que as coisas ficam interessantes.

Chapéus Peludos: Esses chapéus de 46 centímetros de altura são feitos com a pele de ursos-pretos canadenses. Mas calma – nenhum urso é prejudicado apenas somente para a confecção dos capacetes. Na verdade, as peles são um subproduto de um abate anual destinado a controlar a população de ursos. Ainda assim, não é sem controvérsias, principalmente porque o Reino Unido tem flertado com a ideia de proibir o uso de peles de animais por completo.
Mas chega de falar dos chapéus – vamos falar das túnicas. Certamente, há uma história macabra por trás da escolha do vermelho vivo, certo? Como esconder manchas de sangue e manter o moral elevado? Bem, não exatamente. Na verdade, a cúpula militar britânica tinha um motivo muito mais prático para escolher a cor escarlate: era barata. Sim, o corante vermelho era a opção mais acessível e também facilitava a identificação de amigos e inimigos nos campos de batalha cheios de fumaça.
E aqui está a cereja do bolo: esses guardas que você vê parados estoicamente do lado de fora do Palácio de Buckingham? Eles não são apenas enfeites cerimoniais. Ah, não, esses soldados são coisa séria, entrando e saindo de funções militares ativas conforme necessário. Então, se você acha que eles são só pompa e circunstância, está enganado.
Mas, vamos ser sinceros, pompa e circunstância fazem parte do charme. A monarquia britânica tem uma reputação de grandeza e tradição, e os guardas da rainha desempenham um papel de destaque nesse espetáculo megalomaníaco. Turistas vêm de longe para vislumbrar esses icônicos símbolos da história britânica, e quem pode culpá-los? Há algo inegavelmente cativante na visão desses soldados, em pé, altivos e resolutos, em seus uniformes centenários.

Por fim…

Então, na próxima vez que você estiver em Londres, reserve um momento para apreciar os guardas reais. Contemple seus imponentes chapéus peludos e túnicas vívidas e lembre-se da rica história que representam. E enquanto você tira uma selfie ou duas, sinta-se confortável em saber que, caso seja necessário, esses soldados estão prontos para proteger sua rainha e país com a mesma ferocidade que já causou medo nos corações do exército de Napoleão.

Grupo: Divulgação de fatos e conhecimentos: ciências e afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário