sexta-feira, 6 de maio de 2022

CURITIBA REVERENCIAVA A BANDEIRA BRASILEIRA Em 19 de novembro de 1909, Curitiba celebrava o dia da Bandeira Nacional festejando com entusiasmo a comemoração do vigésimo ano de decretação do símbolo da Pátria.

 CURITIBA REVERENCIAVA A BANDEIRA BRASILEIRA
Em 19 de novembro de 1909, Curitiba celebrava o dia da Bandeira Nacional festejando com entusiasmo a comemoração do vigésimo ano de decretação do símbolo da Pátria.


Nenhuma descrição de foto disponível.CURITIBA REVERENCIAVA A BANDEIRA BRASILEIRA

Em 19 de novembro de 1909, Curitiba celebrava o dia da Bandeira Nacional festejando com entusiasmo a comemoração do vigésimo ano de decretação do símbolo da Pátria.

A solenidade de hasteamento da bandeira teve lugar ao meio dia em ponto no alto da torre especialmente construída na praça Osório, estando presente no local o Presidente do Estado ladeado por autoridades e, ao largo da praça o povo que se acotovelava para ver mais de perto o espetáculo.

Um jornal escreveu: "Bandas civis e militares executaram 'retraites' durante a tarde. [...] diante dos commandantes dos corpos e Officiaes e outros muitos funccionários civis e militares, foi hasteada, no mastro a grande bandeira, segurando na driça para içal-a os exmos. srs. Xavier da Silva e general Vespasiano."

"O aspecto da praça impressionava pela massa popular que ali se achava. Em todas as physionomias transparecia a maior satisfação, o máximo enthusiasmo dominava todos ante o soberbo espectaculo do pavilhão brasileiro a tremular no alto."

"A companhia de guerra do batalhão de Caçadores do Tiro Rio Branco, que se achava postada na rua Voluntários da Pátria [...] fez as continências do estylo. Nesse momento solemnissimo deram os clarins postados na torre o toque de continência à bandeira, ao mesmo tempo que as bandas militares reunidas formando um colossal conjunto sob a regência do maestro Antonio Lago fazia ouvir as notas vibrantes do Hymno Nacional".
(Foto: Domingos Fogiatto).

Paulo Grani

Nenhum comentário:

Postar um comentário