domingo, 15 de maio de 2022

INDO À PRAIA DE CAIOBÁ NOS ANOS 1930 Histórica foto do final dos anos 1930, mostra o Ford 1929, do sr. Ernesto Weigert, então transformado num chamado "Lotação" fazendo a linha Curitiba-Caiobá, em um tempo que a estrada de Morretes até às praias era um caminho, quase sem manutenção.

 INDO À PRAIA DE CAIOBÁ NOS ANOS 1930
Histórica foto do final dos anos 1930, mostra o Ford 1929, do sr. Ernesto Weigert, então transformado num chamado "Lotação" fazendo a linha Curitiba-Caiobá, em um tempo que a estrada de Morretes até às praias era um caminho, quase sem manutenção.

Pode ser uma imagem de 11 pessoas e pessoas em pé
INDO À PRAIA DE CAIOBÁ NOS ANOS 1930
Histórica foto do final dos anos 1930, mostra o Ford 1929, do sr. Ernesto Weigert, então transformado num chamado "Lotação" fazendo a linha Curitiba-Caiobá, em um tempo que a estrada de Morretes até às praias era um caminho, quase sem manutenção.
Momento em que o Lotação chega ao Rio Guaraguaçú, e precisa ser transportado sobre uma balsa devido a ponte de madeira ainda estar em construção. Essa ponte foi Inaugurada em 1937 e substituída na década de 1960 por uma de concreto. Essa ultima, por sua vez, foi substituída pela ponte atual, após a implantação do pedágio.
No outro lado do rio, a estrada tomava dois rumos: 1. O Lotação seguia para frente, até chegar em Praia de Leste (trecho da PR-407) e, pela areia da praia, seguia até Matinhos e Caiobá. 2. O outro rumo, a estrada seguia à esquerda, quase margeando o Rio Guaraguaçú, até chegar em Pontal do Sul. Esta estrada ainda existe e é de areia macadame, uma boa aventura (tem que passar algumas porteiras particulares, passei lá final década de 1990).
Onde está a casinha de madeira, à esquerda, é o atual Porto Marina Tamoatoa.
(Foto: Acervo Paulo Affonso Grötzner)
Paulo Grani

Nenhum comentário:

Postar um comentário